×

Maceió

Orla: fiscalização orienta ambulantes e permissionários

No sábado (25) e domingo (26), a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) deu continuidade ao trabalho realizado durante toda a semana junto aos ambulantes e permissionários da orla marítima da cidade. Desde a segunda-feira (20), data em que Maceió entrou na Fase Amarela do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado – quando o risco é considerado moderado – a fiscalização tem marcado presença diária na orla, orientando e ensinando sobre a nova dinâmica na areia em decorrência da pandemia.


Fiscalização esteve na orla durante toda a semana orientando e ensinado a montar o mobiliário. Foto: Alberto Jorge | Ascom Semscs
Alguns banhistas também foram orientados. “Estava sem vir à praia esse tempo todo e me preocupei como seria, mas está tudo organizado e espero que continue assim. Eu também estou tomando todos os cuidados”, comenta a comerciária Stéfanny Ferreira, que aprovou a organização dos ambulantes.

“Neste período, estamos fazendo um trabalho de cunho educativo para instruir os ambulantes como montar seu mobiliário de praia respeitando o distanciamento social. Para isso, estamos apresentando o protocolo Experimente Maceió, que trouxe regras e metragens. Nós fizemos algumas medições, tiramos dúvidas e orientamos como fazer a montagem”, explica a coordenadora de Fiscalização de Comércio de Ambulantes e Permissionários, Renata Keyla Amorim.

A coordenadora explicou que a área de ocupação por equipamentos foi reduzida para poder garantir o distanciamento de cada kit praia, que é o conjunto formado pelo sombreiro e quatro cadeiras de praia. Além disso, é necessário manter a distância entre si, respeitando os corredores livres de passagem também. Outras orientações foram sobre higienização, uso correto de máscaras, preferência pelo pagamento eletrônico, limpeza dos equipamentos e uso do álcool 70 por cento, entre outros.

“Tiramos algumas dúvidas e percebemos que muitos estavam preocupados se iriam perder os pontos de trabalho; outros estavam preocupados como manter segurança para eles mesmos e os clientes. É importante clamar para que a população também respeite o protocolo e auxilie os ambulantes para que eles possam retornar às suas atividades de forma segura”, alerta a coordenadora.