O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), constrói orla na sede de Moita Bonita, no Agreste Sergipano, distante 64 km de Aracaju. A obra recebe investimentos no valor de R$ 1.524.336,99, provenientes do Programa Sergipe Cidades. Fruto da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, o Programa tem, entre outros objetivos, promover o desenvolvimento econômico e social, além de elevar a autoestima da população beneficiada com suas intervenções.
Com a entrada principal situada entre a Rodovia SE-170 e a Avenida Euclides Paes Mendonça, a orla possui uma área total de 4.110,76 m². Sua urbanização possui 1600,00 m² de pavimentação em pedra São Domingos, 434,00 m² de pavimentação em concreto desempolado e um deck e guarda corpo de madeira com extensão de 955,00 m² margeando o açude, principal área de lazer da sede municipal, e aplicados 118,00 metros de meio-fio.
A intervenção terá diversos equipamentos de lazer, como playground onde serão instaladas amarelinha, uma escada de cilindros, dois balanços e três gangorras, cinco mesas de concreto com tabuleiros para jogos, cada uma com quatro bancos, também de concreto e ainda espaço para ginástica com cinco equipamentos diferenciados.
Completando o projeto urbanístico, foram construídos 14 bancos de concreto com encosto de madeira, instalados 12 postes de quatro pétalas e 27 postes decorativos, todos estrategicamente distribuídos no espaço. Também serão instaladas 12 lixeiras e foram construídos canteiros onde serão aplicados 4.500 m² de placas de grama verde-esmeralda e plantadas oito palmeiras imperiais e duzentas unidades de plantas, entre elas, ipê-amarelo, arbusto viuvinha, além de outras plantas ornamentais.
Valorização do espaço público
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços estão 85% concluídos. “Os profissionais estão finalizando o assentamento do piso do deck, bem como o término do guarda corpo. Concluídos esses serviços, serão feitos a aplicação do restante das placas de grama e o plantio das palmeiras e plantas ornamentais. Posteriormente, serão instalados os brinquedos do playground e os equipamentos de ginástica, de modo que o percentual já chega a 85% de conclusão”, afirma.
Ele acrescenta que a orla será motivo de orgulho para a população. “A maioria dos municípios do interior são limitados em espaços de lazer. Ao edificar essa orla, seguindo as normas vigentes, o Governo do Estado implanta um projeto que, além de valorizar o espaço público, assegura o bem-estar dos moradores, possibilitando uma nova opção de entretenimento e agregando valor aos imóveis nas imediações”, ressalta.
Moradora da Rua João Rodrigues, a outra via pública que dá acesso à orla, Maria Terezinha Góes afirma que a obra está deixando os moradores ansiosos. “Para falar a verdade, moro aqui há 33 anos e nunca imaginei que pudesse ver aquele espaço abandonado se transformar em um lugar tão bonito. Vai ser muito bom porque as crianças terão um lugar a mais para brincar, gente idosa – como eu – pode utilizar o espaço e quem gosta de fazer atividades vai ter um local ideal, sem contar que aquela região do açude ficará ainda mais bonita”, declara a dona de casa de 60 anos.