Com absoluta exclusividade, o site aquiacontece.com.br mostra em primeira mão, a foto do catamarã “Seu Dadá” ancorado em Fernando de Noronha. Com a bandeira de Penedo hasteada, o feito merece o registro do nosso portal de notícias, por se tratar de algo inédito na história da nossa rica cidade.
O comandante Mário Jorge Athayde manteve contato com a nossa reportagem e comentou da emoção por estarem, ele e os demais membros da sua tripulação, fazendo parte desse momento ímpar. “Estamos comemorando o feito e a alegria toma conta de todos nós. O pavilhão da nossa cidade tremulando no nosso barco é uma imagem simbólica, mas que representa muito e nos enche de orgulho”, disse o timoneiro do menor barco da renomada competição.
De quebra, Mário informou que já recebeu os parabéns de diversos companheiros da prova e que até o Diário de Pernambuco, um dos mais conceituados jornais daquele Estado, já o procurou e realizou uma matéria sobre o feito do barco e da tripulação ribeirinha.
Agora, vamos esperar o resultado final, que deverá ser divulgado pela organização da Refeno ao longo do dia de hoje. Deveremos permanecer na ilha até o sábado, quando começaremos a nossa viagem de regresso, disse ele.
Fita Azul
O barco “Fita Azul”, aquele que cruza primeiro a linha de chegada, foi o pernambucano trimarã Ave Rara, que levou pelo segundo ano consecutivo o título, após uma disputa acirrada com o monocasco carioca Indigo, que tem na tripulação o campeão olímpico Torben Grael. Os pernambucanos chegaram neste domingo à tarde à Ilha.
O duelo foi interessante por se tratarem de dois barcos de características completamente diferentes. O Ave Rara é um trimarã, embarcação com três cascos, bem mais leve e mais rápida, com quatro tripulantes. Já o Indigo é um veleiro de 83 pés, bem mais pesado e com uma tripulação de 11 pessoas. Mesmo assim, devido à inconstância do vento, que ora beneficiava um e ora beneficiava outro, os dois disputaram o título milha a milha.
O Ave Rara fez o percurso de 545 quilômetros entre Recife e Fernando de Noronha em 25 horas, 19 minutos 12 segundos. Um pouco longe do tempo do ano passado, quando eles marcaram 22 horas e 45 minutos. Alguns problemas técnicos e o vento mais fraco influíram no tempo maior deste ano.