Avenida Floriano Peixoto vai ganhar calçadão e embutimento de cabos que passarão a ser subterrâneos
Orçada em cerca de R$ 8 milhões, o projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo já foi iniciado, sendo que, pela parte de drenagem de águas pluviais, na área da Avenida Beira Rio, com Duque de Caxias.
Como todo grande projeto, dúvidas surgem entre os interessados. Com relação ao projeto, que em execução vai atingir várias ruas do Centro Histórico e comercial, vários interessados, e claro, os empresários e moradores da região.
Então, o Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade de Penedo (Funpatri), colegiado que envolve diversos segmentos da sociedade, que busca lutar pela preservação do sítio histórico da cidade, agendou um encontro aberto para toda a sociedade.
A reunião acontece na Casa de Aposentadoria. “O encontro vai servir para que todos possam tirar dúvidas sobre o projeto. O arquiteto e fiscal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Sandro Gama, irá fazer uma ampla explanação da obra. Desta forma, todas as dúvidas poderão ser retiradas. Sabemos que o projeto é grande, e no início pode trazer alguns transtornos, na área comercial. Sendo assim, o prazo e a sua complexidade será exposta aos presentes”, pontuou o presidente da entidade, Pedro Soares.
O projeto foi iniciado no começo de fevereiro e a previsão de sua conclusão é de 12 meses. Neste momento, o projeto se encontra em escavações para a colocação dos tubos de drenagem, que vão alcançar às Travessas Joaquim Nabuco, Batista Acyoli, Gomes de Assunção e parte das Avenidas Floriano Peixoto e Duque de Caxias.
Mudanças na área do projeto
Os cerca de R$ 8 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC das Cidades Históricas), serão investidos em embutimento de cabos elétricos, telefônicos e de fibra óptica (bancos). Além disso, será criado um grande calçadão na Avenida Floriano Peixoto, que receberá mobiliário urbano e paisagismo. Por fim, algumas alterações no trânsito vão ocorrer, como mudanças de fluxo e a abertura de ruas, visando desafogar o trânsito, para dar maior fluidez e priorizar os pedestres.
Os dois postos de combustíveis também serão relocados e suas respectivas áreas transformadas em espaços de convivência e estacionamentos.
Serviço:
O que: Apresentação do projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo;
Quando: Dia 25;
Hora: A partir das 15hrs;
Local: Casa de Aposentadoria;
Mediador: Arquiteto e fiscal do IPHAN, Sandro Gama de Araújo.
