×

Maceió

Órgãos municipais discutem sistema unificado de arrecadação

Representantes da Secretaria Municipal de Economia (Semec) se reuniram com representantes de outros órgãos municipais para discutir a unificação de um sistema de arrecadação para o município. Participaram do encontro, servidores das secretarias do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e da empresa de desenvolvimento de sistemas Ábaco.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Tributária da Semec, Valdo França, hoje cada órgão cuida da sua arrecadação e depois é que chega a prestação de contas para a Secretaria de Economia, mas visando uma melhoria na gestão da arrecadação é necessário criar mecanismos de unificação.

“Nesta reunião, a preocupação que temos é alinhar as informações, ouvindo a necessidade de cada órgão e juntos pensarmos num sistema que atenda a todos. Todas as leis que envolvem taxas e tributos devem estar em consonância com o novo Código Tributário, que em breve será lançado. É preciso que estejamos preparados para melhorar os procedimentos atuais, melhorar a arrecadação, e transformar aquilo que é arrecadado em investimentos para a cidade”, explicou o secretário adjunto.

Segundo ele, com o sistema unificado é possível ter padronização de procedimentos, redução de custos, de retrabalho e de inconsistências de informação, e maior controle para a gestão tributária.

Na oportunidade, foram discutidos mecanismos de arrecadação de ambulantes, permissionários, legislação própria para determinados tipos de arrecadação, fiscalização, e integração de ações entre os órgãos e secretarias municipais para oferecer contrapartida aos contribuintes.

“Isso é um ganho para a gente, para o gestor e para o munícipe, que precisamos reconquistar por meio da melhor organização dos procedimentos e logo, melhoria na qualidade dos serviços prestados”, finalizou Rosângela Azevedo, diretora de Fiscalização da Sedet.