Solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, 04 de maio
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 04, a assinatura da ordem de serviço para a construção da Orla do São Francisco, no bairro Santo Antônio, conhecido popularmente como Barro Vermelho. A obra, que deve iniciar em breve, representa um investimento de mais de R$ 1,5 milhão.
Ao lado do vice-prefeito Ronaldo Lopes, secretários, vereadores, imprensa, membros da sociedade civil organizada, estudantes e do engenheiro responsável pela obra, o prefeito Március Beltrão usou da palavra para explicar aos presentes todo o caminho percorrido para que a construção da Orla do bairro mais antigo de Penedo pudesse sair do papel.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, apesar das críticas, muitas das vezes maldosas e mentirosas, segundo o gestor, a administração tem trabalhado para garantir a manutenção dos serviços básicos à população, em todas as áreas, e para que mais obram possam ser realizadas no município ribeirinho.
“O país passa por um momento de crise. Grandes cidades estão atrasando salários, fechando postos de saúde e fazendo demissões em massa, entre outros malefícios. No entanto, em Penedo, nossa dedicação e respeito com a coisa pública tem feito toda a diferença. Lutamos muito para que esse povo maravilhoso do Barro Vermelho pudesse ter essa tão sonhada obra e graças ao apoio de alguns parceiros que lutam conosco pelas coisas de Penedo conseguimos mais esse benefício para essa comunidade. Os trabalhos devem começar em breve e logo a obra será concluída e entregue à população”, declarou Beltrão.

Ainda durante a solenidade, a comunidade local teve a oportunidade de entender os motivos que fizeram com que a obra, iniciada na gestão anterior, não tivesse continuidade na administração de Március e Ronaldo. O motivo, segundo o prefeito, foi a desistência da construtora que à época venceu a licitação. “Eles não tiverem interesse em continuar com os trabalhos e por isso tivemos que readequar o projeto e fazer uma nova licitação. Depois disso, passamos a lutar por recursos e conseguimos, graças à intervenção de parlamentares alagoanos que são nossos parceiros”, complementou.
Ronaldo Lopes, que tem sido um parceiro importante para o prefeito Március, assim como declarado pelo gestor durante a solenidade, também falou sobre a necessidade da obra e o que ela representa para a comunidade local. “Essa obra é da maior importância porque urbaniza uma das áreas mais bonitas das margens do São Francisco, ao lado da Rocheira, no antigo Barro Vermelho, onde teve início a formação de nossa cidade”, salientou o vice-prefeito.
O projeto prevê a construção de construção de um restaurante, quiosques, dois estaleiros de barcos de pesca e um campo de futebol de areia, duas escadarias, uma rampa para descer embarcações, duas áreas de convivência com mobiliário urbano, um parque infantil e paisagismo, representando um investimento de exatos R$ 1.586.931,87 (um milhão, quinhentos e oitenta e seis mil, novecentos e trinta e um reais, e oitenta e sete centavos). A obra está sob a responsabilidade da Hidrotécnica Engenharia LTDA e tem prazo de duração de 10 meses.
