×

Alagoas

Oportunidades de trabalho mudam a vida de reeducandos em Alagoas

Seris fortalece política do Governo para ressocializar custodiados

“Quero continuar trabalhando para trilhar um caminho digno e ser um exemplo para os meus cinco filhos. A oportunidade que recebi está mudando a minha vida”. Essas são as palavras do reeducando Helianio dos Santos, que há duas semanas presta serviços de limpeza e reestruturação do prédio da Vice-Governadoria, com outros seis apenados inseridos no projeto do setor de Reintegração Social da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Atualmente, 370 custodiados dos regimes aberto e semiaberto estão trabalhando em 22 empresas públicas e privadas em Alagoas. As instituições acreditaram na política do Governo de Alagoas – ressocialização por meio de trabalho – e, como contrapartida, estão sendo beneficiadas com serviços de qualidade. Fiscais da Seris vão até os locais de trabalho periodicamente para analisar a evolução das atividades e o cumprimento das demandas propostas.

Após celebrar o convênio, a Seris faz uma seleção dos custodiados para avaliar as suas potencialidades e a compatibilidade com a atividade que será desempenhada. “Essa prospecção é feita por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos, advogados, entre outros profissionais. O reeducando selecionado tem direito a salário e remição da pena em um terço a cada dia trabalhado”, salienta a gerente da Reintegração Social, Shirley Araújo.

Falta pouco para Helianio dos Santos obter a liberdade e retirar a tornozeleira eletrônica. Mas ele faz questão de lembrar as oportunidades proporcionadas pela Ressocialização. “Trabalhei no Instituto Médio Legal, Hospital Portugal Ramalho e Universidade Federal de Alagoas, além de fazer cursos de qualificação no sistema prisional. Todo esse aprendizado servirá muito quando eu retornar para minha terra, Juazeiro do Norte, no Ceará”, finaliza o reeducando.

As instituições públicas e privadas interessadas em contar com a mão de obra carcerária e colaborar com o processo de reintegração social por meio do trabalho devem encaminhar ofício para Avenida Fernandes Lima, 1322, Farol, Maceió-AL, 57050-000, solicitando os serviços.