×

Policial

Operações integradas da Secretaria Segurança Pública voltarão a ocorrer em Penedo

Previsão é que trabalhos comecem já a partir de julho, segundo delegado Mario Jorge

A partir do mês de julho, Penedo voltará a ser palco de operações integradas da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. O serviço de inteligência está sendo desenvolvido para um grande trabalho que deverá resultar em prisões de acusados de diversos crimes na cidade ribeirinha e em outros municípios da região do Baixo São Francisco.

O delegado Mário Jorge Barros, que gerencia o Departamento de Polícia Judiciária da Área 3 (DPJ3), conversou com a redação do portal de notícias aquiacontece.com.br na manhã desta quinta-feira, 16, e explicou porque as ações integradas e pontuais vêm sendo desenvolvidas em Arapiraca, com mais frequência, desde o mês de maio.

“O foco tem sido Arapiraca e região do Agreste alagoano porque no último mês houve um aumento considerável no número de homicídios e nós precisávamos dar uma resposta a sociedade que nos cobrava uma ação mais enérgica. Graças a união das forças policiais conseguimos obter um resultado positivo e os índices voltaram a cair nessa primeira quinzena de junho”, explicou Mário Jorge.

Nas ações coordenadas pelo delegado e que foram desenvolvidas recentemente na região houve prisões e consequentes desarticulação de quadrilhas, além de apreensões de armas de fogo e entorpecentes. O resultado aponta ainda que dois suspeitos de vários crimes acabaram tombando ao reagir a abordagem da polícia. O primeiro foi Fernando Donato Oliveira, conhecido como Coringa, baleado nos peitos depois de reagir a prisão e trocar tiros com a polícia no dia 1º de junho em Arapiraca. Ele era considerado um dos maiores traficantes de drogas da região; e o segundo foi Flávio Costa Santos, o Cocada, alvejado em Coité do Noia nesta quarta-feira, 15.

“Nossa intenção é prender para que quem anda às margens da lei possa pagar por seus crimes atrás das grades. Mas, quando há reação não podemos ficar parados esperando que um projétil atravesse nosso corpo. Por sorte e eficiência conseguimos nos livrar e os bandidos acabaram levando a pior”, salientou Mario Jorge.

O gerente da DPJ3 enalteceu ainda durante conversa com nossa redação o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo delegado regional e sua equipe. Segundo Mário Jorge, Guilherme Martim Iusten tem trabalhado para aumentar o efetivo na cidade e conseguido elucidar crimes registrados recentemente e até alguns antigos que ainda esperavam conclusão para que mandados de prisão fossem expedidos.

“Em Penedo temos a parceria importante do delegado Iusten. Ele e sua equipe tem realizado um trabalho importante na cidade e os resultados começam a aparecer. Sem o apoio dele não teríamos conseguido realizar nosso trabalho nessa região a contento. Estamos em constante contato, estudando, trocando ideias e quando a data chegar vamos às ruas tirar de circulação aqueles que insistem em viver no mundo do crime. Estamos de olho e na hora certa daremos o bote”, complementou Mário Jorge, enfatizando também o apoio que tem recebido do Coronel Lima Júnior, do delegado Paulo Cerqueira e do tenente-coronel Joanilson Sampaio, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM).