Serão necessários dois navios para desencalhar rebocador da Vale do Rio Doce
Dois navios serão utilizados para tentar retirar o rebocador da mineradora Vale do Rio Doce, encalhado na Praia do Peba desde segunda-feira, 19. A informação é do agente fluvial que responde pela Capitania dos Portos, agência Penedo, capitão tenente Tadeu Henrique Santos. A operação realizada por empresas particulares está prevista para acontecer na tarde deste sábado, 24, aproveitando a maré alta.
“A empresa responsável pela operação tem que submeter um plano de salvamento à Marinha, são duas companhias que irão participar, uma para atuar no desencalhe da embarcação e a outra para evitar o vazamento de óleo ou outro dano ao meio ambiente”, explicou o agente fluvial ao portal de notícias Aqui Acontece,acrescentando que aguardava o envio de um cabo específico, ferramenta indispensável para o trabalho de resgate da embarcação.
O capitão tenente Tadeu Henrique confirmou que o rebocador partiu de Aracaju-SE, com destino a Belém do Pará, informação antecipada pelo site. “O rebocador fazia a sua primeira viagem e a Marinha já abriu inquérito para identificar os motivos do encalhe da embarcação e apurar responsabilidades”, procedimentos que devem ser concluídos em 90 dias e que incluem o depoimento dos membros da tripulação do rebocador da Vale do Rio Doce.
