Com a injeção financeira do final de ano e consequente aumento do fluxo de pessoas transitando pelo Centro de Maceió, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) estará reforçando o policiamento a partir do próximo sábado, dia 27. A “Operação Natal”, como foi denominada, visa garantir a segurança do maceioense que vai às compras no período natalino, com o aumento do número de policiais no policiamento ostensivo a pé e motorizado.
Das sete às 20 horas, cerca de 60 policiais militares se revezarão nas ruas do Centro de Maceió, apoiados por cinco motocicletas e uma viatura do 1º Batalhão, responsável pela área. O policiamento a pé conta ainda com o reforço de outras unidades da capital, como o Batalhão de Guardas e o Batalhão Escolar.
De acordo com o comandante do 1º BPM, major Jairisson Correia, a presença da Polícia Militar, por si só, já inibe a prática dos pequenos furtos, comuns neste período. Mas para garantir que eles não ocorram, a população também precisa colaborar.
“Individualmente, cada pessoa pode contribuir e muito para a sua segurança. A PM estará nas ruas também dando dicas importantes de prevenção, como não expor aparelhos celulares, bolsas, dinheiro e outros objetos pessoais. Orientamos que caso precise atender o celular ou abrir a bolsa, procure entrar em um estabelecimento antes. São medidas de segurança simples, mas que podem fazer muita diferença”, reforça.
Sobre as famosas “saidinha de banco”, o oficial esclarece que é importante evitar ir ao banco para sacar dinheiro sempre no mesmo horário. “Muitos empresários possuem essa prática, o que facilita a ação de quem está acompanhando o movimento daquela empresa”, aponta Jairisson. Ele completa advertindo que qualquer pessoa ao perceber alguma movimentação estranha, como estar sendo seguido por exemplo, deve se dirigir aos policiais militares e informar o fato.
A operação segue até o próximo dia 5 de janeiro, quando o fluxo de pessoas volta à normalidade.
Operação Verão
Nos mesmos moldes da “Operação Natal”, a “Operação Verão” também pretende reforçar o policiamento, desta vez na orla da capital alagoana. Nos meses de dezembro e janeiro, Maceió registra a visita de muitos turistas, o que aumenta o movimento nas principais praias.
Por conta do fluxo, o 1º Batalhão reforçará o policiamento neste período do Pontal da Barra ao Posto 7, na Jatiúca, com o emprego de 40 policiais militares, distribuídos por turno, apoiados pelo policiamento motociclístico, mais quatro viaturas, entre elas uma do Batalhão de Trânsito. A medida é preventiva e visa inibir o registro de ocorrências.