Foram cumpridos 5 mandados de condução coercitiva
Agentes da Polícia Federal que destacam em Alagoas deflagraram nas primeiras horas desta sexta-feira, 02 de setembro, uma operação com o objetivo de concluir as investigações de um suposto esquema de troca de terrenos por votos no município de Cajueiro.
De acordo com as informações policiais, a Polícia Federal recebeu a informação de que alguns vereadores do município, consorciados com destacada funcionária pública municipal, estariam doando terrenos e materiais de construção em troca de votos com vistas às próximas eleições.
Caso fique comprovada a existência do esquema, os envolvidos, que teriam a intenção de desestabilizar o pleito eleitoral que se aproxima, serão autuados por compra de votos, com base no artigo 299 do Código Eleitoral, e associação criminosa, crime previsto pelo artigo 288 do Código Penal Brasileiro.
Ainda segundo a polícia, diligências na região revelaram que os terrenos foram prometidos a algumas pessoas no ano passado, porém sua doação ocorreu apenas neste ano, o que é expressamente vedado pela legislação eleitoral. Durante a Operação, foram cumpridos 5 mandados de condução coercitiva e 8 de busca e apreensão. As buscas tiveram como propósito localizar e apreender documentos.
Os autores dos crimes poderão ser condenados até sete anos de prisão e terem cassados seus registros de candidatura. A operação recebeu o nome de VASSALAGEM que remete a instituto em voga na Idade Média europeia quando reis e nobres distribuíam terras para comprar lealdade e apoio político dos correspondentes beneficiários (que passavam a ser seus vassalos). Ainda significa obediência, submissão, sujeição.
