A operação “Gomorra”, deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas, prendeu oito pessoas envolvidas na morte do vereador Genival Bastos da Silva, assassinado em Roteiro. Os acusados foram localizados no povoado Poxim, Coruripe, e nos municípios de Roteiro e São Miguel dos Campos.
A ação teve como objetivo desarticular o grupo criminoso acusado de praticar diversos homicídios no Estado. Cerca de 40 policiais civis do Núcleo de Inteligência (NI), do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), foram mobilizados na ação, que está sendo coordenada pela delegada Ana Luiza Nogueira. Eles cumpriram mandados de prisão que foram expedidos pelo juiz Hélio Pinheiro da Comarca de São Miguel.
Foram apresentados: José Cícero Melchiades Bezerra, 43, o “Ciço Bala”, Eladio Marcelino dos Santos Neto, 27, conhecido por “Eladinho”, Giovane de Albuquerque, 34, o “Felipe”, José Reinaldo dos Santos, 40, “Neno Cara de Macaco”, Carlos Claudomiro de Lima, 22, o “Colo”, José Quirino da Silva, 51, Joécio Cristovão dos Santos, 38, “Fia” e Paulo Sérgio dos Santos, 33. O “Ciço Bala”, era Secretário de Ação e Obras da Prefeitura de Roteiro.
Eles foram mostrados durante entrevista coletiva realizada na sede da PC, em Jacarecica, com a presença, do delegado-geral, Paulo Cerqueira, delegado Mauricio Henrique, secretário adjunto de Defesa Social, delegado Flávio Saraiva, diretor de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJA2).
O delegado-geral, disse que eles foram investigados ainda durante sua direção na Deic. Explicou que em 2010, divulgou um vídeo do assassinato e através da imagem identificou a arma que foi usada na execução. “Solicitei laudo balístico ao Instituto de Criminalística, isso foi o ponto inicial da investigação do crime”, explicou. Na ocasião, ele analizou todos os Boletins de Ocorrências (BO) que estavam registrados no Sispol, a partir disso, foi possível identificar e localizar a arma, após flagrante de posse ilegal de arma de fogo que foi registrado no sistema.
A PC concluiu que três homicídios e tentativas de homicídio, foram confirmados com autoria da quadrilha.
Na ação foi apreendido, um revólver calibre 38, e um carro que estava com “Fia”, ele era segurança do prefeito, e teve uma discussão com o vereador, que foi motivada por um terreno, o que motivou o crime. Outro integrante da quadrilha, José Amaro da Silva, está preso no Presídio Baldomero Cavalcante, em Maceió. O acusado conhecido por “Felipe”, também foi autuado por pedofilia, na operação, foi apreendido um celular do mesmo, que tinha vídeos de sexo com crianças. A delegada explicou que o acusado “Neno Cara de Macaco”, é envolvidos com rituais religiosos de magia negra.
O crime ocorreu em dia 20 de agosto 2010. O Vereador Genival Barbosa da Silva foi executado na porta de casa, ele e estava com amigos quando foi assassinado onde morava, no Centro da cidade de Roteiro.
