Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou uma operação nesta terça (16), em São Luís do Quitunde, para verificar uma denúncia de extração ilegal de madeira. Foram encontradas mais de 140 toras de árvores cortadas sem qualquer tipo de autorização. Todo o material será apreendido e o dono da propriedade deverá sofrer punições.
A denúncia de que a área estava sendo desmatada foi constatada pelos técnicos da Diretoria de Monitoramento e Fiscalização e do setor de Documento de Origem Florestal do IMA, junto com os policiais do BPA. Eles disseram que, entre as toras de madeira encontradas, há uma grande quantidade de visgueiros, de árvores com até 18 metros de altura. As toras medem 2,20m cada, não possuem nenhum registro e resultam de um crime ambiental.
O próximo passo será fazer o levantamento preciso dos dados do proprietário da fazenda e aplicar as punições devidas, como o pagamento de multa e a recuperação da área degradada. A multa será calculada de acordo com o metro cúbico da madeira encontrada e que será levada para o IMA.