A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagraram nesta sexta, 09, uma operação integrada para combater o tráfico de entorpecentes.
A ação, intitulada Operação Cruzeiro do Sul, teve o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida no comércio ilegal de drogas, principalmente no Conjunto Cruzeiro do Sul, localizado em Rio Largo, Satuba, Maceió e São Paulo.
Com nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão em execução na parte alta de Maceió, Rio Largo, Satuba e São Paulo, a operação já resultou na prisão de três pessoas em Rio Largo. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal após sete meses de investigações conduzidas pelo Gaeco em colaboração com a SSP e com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
A ação visa desarticular uma rede criminosa responsável pelo tráfico de entorpecentes, com foco especial no Conjunto Cruzeiro do Sul, em Rio Largo, onde os líderes da organização centralizavam grande parte das atividades ilícitas. Além disso, a operação inclui o cumprimento de mandados de prisão em São Paulo, onde suspeitos forneciam drogas para serem revendidas em Alagoas.
Para cumprimento dos mandados foi mobilizado um efetivo composto por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 8° Batalhão de Polícia Militar, policiais civis da Seção de Capturas/DRACCO e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE), além do apoio do comando de Aviação Aérea de Alagoas.
