×

Policial

“Operação Catolé” apreende 18 pássaros

Policiais militares do Batalhão Ambiental realizaram uma vistoria no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé no bairro de Fernão Velho, em Maceió. Na operação, 18 pássaros silvestres foram apreendidos e encaminhados ao Ibama e dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram lavrados em desfavor das pessoas que estavam de posse das aves.

O objetivo da “Operação Catolé”, segundo a assessoria de imprensa da PM, é coibir o desmatamento, queimadas, ocupação e uso desordenado do solo, proliferação de lixões e de loteamentos não autorizados na área de reserva da mata atlântica, além da poluição hídrica e extração de recursos minerais irregulares (areia).

Além dos militares, participaram da operação realizada, nesta quarta-feira, representantes do Instituto do Meio Ambiente e dos órgãos municipais como Semarhp, SMCCU, Sempma e Slum. Além das apreensões realizadas pela Polícia Militar, a SMCCU e o IMA registraram duas ocorrências de construção irregular e lixão na APA.

A APA do Catolé/Fernão Velho possui mananciais que abastecem cerca de 30% da água consumida em Maceió. Com o comportamento dos moradores da região, que não respeitam as leis ambientais, esses mananciais ficam ameaçados. A área possui 5.415 hectares e abrange os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Hoje a fiscalização ficará restrita a área de Maceió.