×

Meio Ambiente

FPI apreende cerca de 2000 covos durante operação em Penedo e região

Redes e armadilhas para pesca predatória também foram localizadas no "Velho Chico"

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) em parceria com outros 21 órgãos deu início nesta segunda-feira, 09 de maio, a 5ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da bacia do rio São Francisco. Nesta terça, 10, os trabalhos aconteceram também no município de Penedo.

De acordo com as informações colhidas pela redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, só na região de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, equipes que participam da operação conseguiram apreender só nessa terça-feira, 10, cerca de 2000 covos, além de redes e armadilhas para pesca predatória.

A equipe aquática da FPI, composta pelas instituições Ibama, IMA, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Marinha, faz uso de sete embarcações navegar pelas águas do rio São Francisco em busca de flagrar a ocorrência de crimes ambientais e/ou outras irregularidades praticadas contra o Meio Ambiente.

O material apreendido será encaminhado ainda na tarde desta terça-feira, 10, às autoridades competentes para que seja registrado o flagrante de pesca durante o período da piracema, conhecida como o período de reprodução dos peixes, quando eles sobem à superfície dos rios até suas nascentes para desovar. Os infratores responsáveis pelo material não foram localizados.

Esta etapa da FPI prevê fiscalizar nove municípios alagoanos, entre o Agreste e o Sertão do Estado, até o próximo dia 20, quando será apresentado o balanço final das ações executadas. As equipes são formados por representantes dos órgãos envolvidos: Ministérios Públicos Estadual (MPE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), IMA, Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fazenda de Alagoas (Sefaz), Saúde de Alagoas (Sesau), Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Polícia Militar (PM); e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea).Além do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRSF), Marinha do Brasil, Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas.

*Atualizada às 08:50 de 11/05