A quarta etapa da Copa do Mundo vem sendo encarada pela seleção brasileira masculina de vôlei como uma verdadeira fase final. São três jogos denominados por quartas-de-final, semifinal e final, mesmo sendo esta uma competição por pontos corridos. E, nesta SEXTA-FEIRA (02.12), o Brasil passou pelo primeiro desafio depois de vencer o Irã por 3 sets a 0 (25/20, 25/18 e 25/16), em 1h07, no Yoyogi National Stadium, em Tóquio.
“São três jogos muito importantes e decisivos. Ganhando esses três jogos ficamos bem próximos da classificação. Já passamos pelo que chamamos de quartas-de-final e temos que direcionar a preocupação para o nosso time. Estamos pensando em jogar como sempre foi, nos divertindo”, disse o capitão do Brasil, Giba, que foi escolhido o melhor jogador da partida.
No primeiro jogo da quarta fase, a seleção brasileira contou com uma pontuação bem distribuída. O ponteiro Giba foi o maior pontuador, com 15 acertos, mas o central Sidão marcou 14, o oposto Leandro Vissotto, 11, o ponteiro Murilo marcou oito vezes e o central Lucas, sete.
Para o levantador Marlon, o Brasil teve o mérito de conseguir tornar a partida um pouco mais fácil.
“Esse era um jogo teoricamente difícil, mas muitas coisas se modificam durante a partida. Então conseguimos jogar na frente do placar a maior parte do tempo, com exceção do começo do segundo set e, com isso, dominamos o jogo o que deixa a situação mais favorável para o nosso time”, disse Marlon.
O técnico da seleção brasileira, Bernardinho, gostou da atuação do time nesta sexta-feira, mas fez questão de ressaltar que a vitória não pode ser sinônimo de acomodação.
“Foi um resultado importante. Havia uma tensão natural em função dos resultados, mas o time, de uma forma geral, controlou bem a partida e não concedeu muito espaço ao Irã. Soubemos jogar de uma maneira correta, inteligente e isso é muito bom. Dominamos o placar quase a partida inteira, mas não podemos nos iludir com a vitória de hoje, pois ela é apenas uma etapa”, destacou o treinador.
Ainda nesta quarta fase, o time comandado pelo técnico Bernardinho enfrentará a Polônia, atual líder do campeonato. O jogo será neste sábado (03.12), às 4h, com transmissão ao vivo da TV Globo, do Sportv e do Esporte Interativo. Nos oito jogos já realizados, a única derrota dos poloneses na Copa do Mundo foi justamente para o Irã, de quem o Brasil ganhou hoje. Ainda nesta sexta, a Polônia joga contra a Itália.
A seleção brasileira encerrará a participação na Copa do Mundo contra o Japão no domingo (04.12), às 7h20, ambos no horário de Brasília.
O JOGO
O jogo começou melhor para o Brasil, que comandou o placar. No primeiro tempo técnico, vencia por 8/4. A vantagem ainda aumentou (15/9) e, na segunda parada técnica, o time verde e amarelo liderava por 16/11. Quando o marcador apontou 22/16 para a equipe brasileira, o técnico do Irã pediu tempo. No final, melhor para o Brasil que venceu o primeiro set por 25/20.
Lucas abriu a segunda parcial com ace, mas os iranianos viraram o placar para 3/1. No primeiro tempo técnico, o adversário se manteve à frente do Brasil: 8/6. A equipe brasileira deixou o jogo igual em 9/9 e passou a comandar o marcador em 12/11. O restante do set foi mais tranquilo para a seleção brasileira, que venceu por 25/18.
O terceiro set teve um começo parecido com o primeiro, com o Brasil à frente por 8/4. A equipe de Bernardinho se manteve com boa vantagem e, no meio da parcial, tinha o dobro de pontos dos iranianos: 14/7. Na reta final, os brasileiros não tiveram dificuldade para fechar o set em 25/16 e o jogo por 3 a 0.
EQUIPES
BRASIL – Marlon, Vissotto, Lucas, Sidão, Murilo e Giba. Líbero: Serginho
Entraram: Bruno, Wallace e Gustavo
Técnico – Bernardinho
IRÃ – M. Nousavi, H. Zarini, A. Nadi, M. Mahdavi, M. Bazargard e A. Kamalvand. Líbero: F. Zarif
Entraram: A. Keshavarzi, A. Ghafour, F. Nazari e A. Hosseini
Técnico – Julio Velasco
NÚMEROS DA PARTIDA
BRASIL
Ataque – 39
Bloqueio – 13
Saque – 3
Erros do adversário – 20
IRÃ
Ataque – 30
Bloqueio – 5
Saque – 1
Erros do adversário – 18