Ônibus do Desarmamento está no calçadão do Comércio de Maceió
Após o sucesso da campanha em Arapiraca, onde foram recolhidas 104 armas, o Ônibus do Desarmamento voltou a Maceió nesta segunda-feira (8), e está no Calçadão do Comércio, no Centro da cidade, onde tem sido expressiva a adesão dos alagoanos à construção da cultura de paz. No primeiro dia de trabalho, 12 guias de trânsito – documento necessário para o transporte da arma de fogo – foram emitidas. Os números reforçam a adesão da população à campanha, que já coloca Alagoas em 7º lugar em arrecadação de armas no País.
“A entrega da arma foi facilitada, o debate sobre desarmamento foi retomado no Estado e estamos percebendo a participação da sociedade. O Ônibus do Desarmamento tem cumprido um papel muito importante nesta mobilização”, diz o secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico.
O secretário também comentou a ascensão de Alagoas no ranking nacional da Campanha do Desarmamento – 7º lugar nacional, em números absolutos, após a passagem do ônibus pelo município de Arapiraca, e 4º lugar em proporção ao número de habitantes. “Esses números também representam vidas que não serão perdidas, já que boa parte dos homicídios com armas de fogo acontece por motivos banais. A percepção de que uma arma de fogo à mão pode provocar uma tragédia em casa tem motivado muitas pessoas, principalmente pais e mães de família, a entregarem suas armas”, comenta Jardel.
Uma iniciativa da Sepaz, em parceria com Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Militar e sociedade civil organizada, o Ônibus do Desarmamento fica no Calçadão do Comércio até a próxima sexta (12), das 8h às 17h. A entrega da arma é anônima e gera uma indenização de R$ 150 a R$ 450. A guia de trânsito pode ser emitida no próprio Ônibus ou no site nacional da campanha: www.entreguesuaarma.gov.br.
