×

Sergipe

Ônibus de videomonitoramento garante maior eficácia às ações da Guarda Municipal

Implantado em 2017 pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), o ônibus de vídeomonitoramento da Guarda Municipal (GMA) é uma importante ferramenta que, além de auxiliar, proporciona maior eficácia aos trabalhos preventivos desenvolvidos pela corporação.

Com essa base móvel, integrada à operação Terminal Seguro, por exemplo, a Prefeitura contribuiu para a redução, de mais de 80%, do índice de assalto a ônibus desde então. Apenas em 2019, o ônibus foi utilizado em cerca de 50 operações da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que atua, também, nos grandes eventos realizados pela administração municipal, como Forró Caju, Réveillon e Projeto Verão.

Com seis câmeras de alta resolução fixas e uma câmera anexada a um mastro de 11 metros, que permite um giro de 360° com um zoom de até 30 vezes, o ônibus capta imagens e as disponibiliza para órgãos públicos de segurança do estado quando solicitado.

“As imagens captadas no entorno pelo ônibus servem de subsídio à Polícia Civil. Elas são analisadas pela Guarda e caso seja necessário as enviamos, ou se a própria Polícia solicitar para realizar algum tipo de investigação, nós disponibilizamos. Já no caso dos terminais, as imagens captadas dão a dimensão da quantidade de pessoas que circulam e podem flagrar pessoas que estejam em atividades ilícitas, como tráfico de drogas ou tentativa de furto”, explica o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando de Almeida.

As imagens são feitas por câmeras integradas ao sistema de vigilância de Aracaju, ou seja, do ônibus é possível obter imagens de todos os órgãos públicos municipais e direcionar a ação de uma viatura da GMA mais próxima em caso de alguma ação criminosa. É a partir desse caráter de prevenção que a base móvel garante maior a efetividade às ações de segurança da Prefeitura de Aracaju.

“A presença do ônibus de videomonitoramento em um terminal, praça, logradouro ou evento, proporciona às pessoas que estão no local uma sensação de segurança e elimina qualquer tentativa de ação criminosa de quem está ali para cometer algum ato ilícito, porque os criminosos sabem que o local está sob vigilância e as imagens deles podem ser captadas. Além disso, a população entende que a Guarda Municipal, presente em um determinado local por meio dessa base móvel, está pronta para agir em alguma situação emergencial”, explica o coordenador-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça.

População e terminal seguros

A chegada da base móvel incrementou a operação Terminal Seguro. No terminal rodoviário Governador Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), na zona Oeste, o porteiro Gilberto Vilas-Boas aguarda, diariamente, o ônibus para voltar para casa. “A Prefeitura acertou ao colocar esse ônibus aqui, pois nós nos sentimos mais protegidos e ficamos à vontade e confiantes para fazer coisas simples como atender o celular. Saber que podemos contar com esse tipo de vigilância, é fundamental para realizarmos nossas atividades diárias”, avalia Gilberto.

No último levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), o número de assaltos a ônibus em Aracaju continua em queda. A análise apresenta uma redução de 83,04% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2016, ano em que foram registradas as maiores taxas de assaltos no transporte público.

O comerciante Péricles Reis ressalta que a presença da Guarda Municipal no terminal faz a ocorrência de furtos e ações criminosas diminuírem significativamente. “Estou aqui todos os dias e pude perceber certa tranquilidade no terminal. Há um bom tempo que não são cometidos assaltos por aqui, com certeza essa diminuição se deve a ação e a presença desse ônibus de videomonitoramento que intimida e afasta os criminosos”, analisa Péricles.

Base móvel

O ônibus de videomonitoramnto foi adquirido junto ao governo federal. Além das sete câmeras de captação de imagens de alta resolução, a base móvel possui um gerador de 20 horas que, em caso de queda de energia, é acionado automaticamente para evitar a interrupção das atividades.

Além disso, a base móvel oferece a comodidade e as condições necessárias para o trabalho dos guardas municipais. No ônibus trabalham três monitores de imagens das câmeras e o coordenador de Tecnologia da Informação (TI).

“Essa base móvel é fundamental para a segurança de Aracaju tanto pela vigilância que fazemos daqui de onde estamos, como também pelo acesso que temos às 1.977 câmeras de toda a rede de vigilância do Município. Temos acesso às imagens das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das unidades escolares, dos hospitais, das secretarias, do prédio da Prefeitura de Aracaju e dos demais órgãos municipais. Ou seja, nosso trabalho fica mais fácil e a segurança das pessoas é realizada com mais efetividade”, destaca o coordenador de TI do ônibus de videomonitoramento, Odmar Arcanjo.