O sucesso da sincronização dos semáforos em duas das avenidas mais movimentadas da capital alagoana já é uma realidade. A ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT), ganhou o nome de Onda Verde e tem diminuído o tempo de viagens devido ao fator de simultaneidade entre os sinais. A sincronia permite um melhor tráfego por parte dos motoristas que passaram a transitar a 50 km/h nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.
Para aumentar o entendimento da Onda Verde e torná-la popular entre os motoristas, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) vai iniciar uma campanha educativa no próximo dia 1 de outubro, quando é finalizada a fase experimental da Onda Verde. De acordo com o prefeito Rui Palmeira, o objetivo é que o projeto alcance resultados a exemplo da já consolidada Faixa Azul.
“A Onda Verde reforça o nosso compromisso com a melhoria da mobilidade urbana de Maceió. Felizmente, nós já estamos conseguindo bons resultados com a implantação da Faixa Azul, que prioriza o transporte público coletivo. Mas nós sabemos que é preciso mais e estamos com as nossas equipes de engenharia de tráfego trabalhando constantemente para eleborar boas soluções à população maceioense”, disse Palmeira.
“Entre outras ações voltadas para a melhoria da mobilidade urbana, nós descentralizamos a aquisição das passagens para o transporte coletivo, conseguimos manter o diálogo com empresários e novos ônibus já estão realizando o transporte da população, reformamos e entregamos terminais, a exemplo do terminal do Benedito Bentes que foi, inclusive, dotado com uma base da Guarda Municipal e otimizamos a sinalização nas vias”, reforçou o prefeito.
Sobre a campanha de conscientização da Onda Verde, o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, disse que a ação será imprescindível para reforçar as mudanças no transito aos motoristas. “A partir do dia de outubro, a Prefeitura vai entregar definitivamente mais uma benfeitoria para a população. Nós iremos iniciar uma campanha publicitária, a exemplo do que fizemos com a Faixa Azul. Desta vez será explicado à população que os motoristas devem transitar a 50 km/h e se assim fizerem pegarão todos os semáforos da Fernandes Lima no sinal verde e farão uma viagem do Centro ao Tabuleiro, que em média demora entre 30 e 40 minutos, em 10 minutos”, disse Santos.
A Onda Verde foi lançada em Maceió no dia 20 de agosto, mas já é praticada com sucesso em algumas cidades do Brasil. “Em Maceió, desde a implantação, nós estamos fazendo os ajustes necessários. Entre os trabalhos, está sendo feito constantemente a contagem de veículos por nossa equipe de engenharia. Certamente, a Onda Verde será um sucesso e vai melhorar a vida da população”, complementou o superintendente municipal de Transportes e Transito, Tácio Melo.