Oncologista Marcos Davi Melo realizou o levantamento das informações sobre os diversos tipos de câncer
Segundo a mais recente atualização do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Santa Casa de Maceió, o Serviço de Radioterapia e Quimioterapia da instituição realizou o tratamento de 13.698 casos de câncer no período de 2002 a 2012. O RHC do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) da Santa Casa de Maceió subsidia o banco de dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer, sendo utilizado na definição de políticas públicas de saúde para o setor.
Com base no RHC da Santa Casa de Maceió listamos os tipos mais comuns de cânceres tratados na instituição e obtivemos do oncologista Marcos Davi Melo as informações necessárias para a prevenção de cada um deles.
Para ajudar a compor um quadro de fácil entendimento para o leitor (ver infográfico clicando no link abaixo), o especialista pesquisou e respondeu às seguintes perguntas: Qual a idade recomendada para se iniciar o check-up preventivo? Quais exames devem ser realizados? Quais atitudes ajudam a prevenir o câncer? Qual o percentual de cura quando há o diagnóstico precoce? Quais os primeiros sinais ou sintomas visíveis de cada neoplasia? E em que estágio da doença (inicial ou avançado) surgem os primeiros sinais ou sintomas?
“O câncer, em suas várias dimensões, possui particularidades e complexidades que tentamos abranger de forma didática neste trabalho. Ao reunirmos informações sobre tão diferentes neoplasias, num mesmo espaço, buscamos conscientizar as pessoas para que usem a melhor arma que existe atualmente contra a doença: a prevenção”, resumiu Marcos Davi Melo.
