O projeto Oncologia na Estrada foi um dos finalistas do 2º Prêmio Médico Cidadão, promovido pela indústria farmacêutica Medley com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No universo de 250 iniciativas inscritas, 80 foram selecionadas, entre elas o projeto da Santa Casa de Maceió. Deste seleto grupo, cinco receberam destaque em solenidade realizada no ClubTransatlântico, em São Paulo.
Articulado pelo oncologista Divaldo Alencar, com participação de uma equipe multidisciplinar da Santa Casa de Maceió, o Oncologia na Estrada foi um dos poucos na premiação formatado e dirigido a profissionais de saúde.
“O nosso projeto leva para as equipes que atuam nos municípios um conhecimento maior sobre prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de câncer”, disse Divaldo Alencar. Ele lembrou que outro objetivo importante é fortalecer o vínculo entre essas equipes e o serviço de tratamento ao câncer do SUS existente na Santa Casa de Maceió.
O Oncologia na Estrada já visitou 25 municípios alagoanos e neste início de ano já estão previstos eventos em duas cidades: Maragogi, em fevereiro; e Pariconha, em março. Divaldo Alencar lembra ainda que os gestores de saúde podem solicitar a presença do Oncologia na Estrada em seu município.