×

Esporte

Olimpíadas de 2016 serão no Rio de Janeiro

Multidão comemora na praia de Copacabana

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. O anúncio foi feito há pouco pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, em Copenhague, na Dinamarca. Será a primeira vez que uma cidade da América do Sul vai receber os Jogos Olímpicos. O placar da votação foi de 66 votos para a candidatura do Rio de Janeiro, contra 32 votos para a opção Madrilenha.

O Rio concorreu com Madri (Espanha), na disputa final. Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) foram as primeiras cidades eliminadas. Durante a apresentação da candidatura do Rio, antes do início da votação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a escolha da capital fluminense aumentaria a autoestima dos brasileiros.

“Chegou nossa hora. Chegou! Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. Aumentará a autoestima dos brasileiros, consolidará conquistas recentes, estimulará novos avanços”, disse Lula ao discursar.

Final ficou entre Brasil e Madrid

A disputa final ficou entre Rio de Janeiro e Madri. Tókio e Chicago foram eliminadas. A votação foi secreta e por meio eletrônico.

O ex-jogador de futebol Pelé se emocionou ao comentar a apresentação brasileira de defesa do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. “Os brasileiros sabem que sou chorão, o único que é mais chorão do que eu é o Oscar, do basquete”, brincou.

A velejadora Isabel Swan disse que foi emocionante participar da apresentação brasileira. “Eu trabalho com crianças e sei que é emocionante para todos.”

Emoção também antes da apresentação do Brasil. Minutos antes de serem chamados pelos integrantes do COI para defenderem o Rio, nos bastidores, a delegação brasileira se reuniu e cantou a música “Cidade Maravilhosa”, puxada pelo presidente Lula.

Para o secretário-geral da candidatura do Rio de Janeiro, Carlos Osório, a apresentação brasileira foi impecável. “Nós temos certeza que a apresentação do Rio foi bem recebida, esperamos que os membros do Comitê Olímpico Internacional possam aceitar o convite do presidente Lula de fazerem as Olimpíadas no Brasil”, comentou.

Discurso do Presidente Lula foi considerado o melhor

“Chegou a nossa hora”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje (2) em Copenhague, na Dinamarca, ao defender diante do Comitê Olímpico Internacional (COI) a candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. No discurso, Lula também destacou o bom momento econômico do país, o aumento da autoestima que os Jogos proporcionarão aos brasileiros e disse que a candidatura do Rio é também da América do Sul.

“Chegou nossa hora. Chegou! Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. Aumentará a autoestima dos brasileiros, consolidará conquistas recentes, estimulará novos avanços”, disse.

Na defesa do Rio, Lula disse que as Olimpíadas no Brasil corrigiriam um desequilíbrio, já que a América do Sul nunca sediou os Jogos Olímpicos. “Essa candidatura não é só nossa. É também de um continente com quase 400 milhões de homens e mulheres e cerca de 180 milhões de jovens. Um continente que nunca sediou os Jogos Olímpicos. Está na hora de corrigir esse desequilíbrio.”

Lula também afirmou que o Brasil vive um excelente momento com uma economia consolidada, que enfrentou sem sobressaltos a crise financeira mundial e que deu todas as garantias possíveis para a realização dos jogos. Ele lembrou que em 2007 os Jogos Pan-Americanos ocorreram no Rio de Janeiro e deixaram uma experiência para a organização das Olimpíadas.

“O Rio está pronto. Os que nos derem esta chance não se arrependerão”, disse o presidente Lula ao finalizar o discurso.