A meta é envolver as pessoas numa corrente do bem, lançar um olhar responsável sobre o mundo, a partir dos atos do cotidiano de cada um. Partindo desse pressuposto, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria do Planejamento e do Orçamento (Seplan) reuniram nesta quarta-feira (30) assessores de comunicação da estrutura do governo do Estado para divulgar o programa Olha Mundo.
O projeto, já implantado no IMA e na Seplan, tem o objetivo de disseminar práticas de educação ambiental como reciclagem de produtos e uso responsável dos recursos como água e energia, além de diminuir a geração de lixo. “A ideia é envolver as pessoas, conscientizá-las sobre a necessidade de adotar atitudes responsáveis”, enfatiza a gerente de Educação ambiental do IMA, Joanna Borba.
Ela explica que o Olha Mundo foi implantado no IMA como laboratório, no segundo semestre do ano passado. Desde então, os resultado positivos crescem e comprovam que o compromisso de cada servidor tem sido essencial para o desenvolvimento do projeto. E os números confirmam a adesão: desde a implantação, o IMA aboliu o uso de copos descartáveis e reduziu consideravelmente o número de resmas de papéis gastas por mês.
“Os nossos resultados são bastante positivos. Antes do Olha Mundo tínhamos um gasto mensal de 12.500 copos descartáveis de água e outros sete mil de cafezinho. Hoje, não usamos mais descartáveis, que foram substituídos por copos e xícaras. Quanto ao papel, adotamos o uso responsável, imprimindo só o que é necessário e tirando cópias apenas de documentos essenciais. Foram estes números que apresentamos à Seplan, que abraçou a causa e se uniu a nós na intenção de disseminá-la”, disse a gerente de Educação Ambiental do IMA.
A partir de então, IMA e Seplan desenvolveram um plano de divulgação que tem como norte levar o Olha Mundo para toda estrutura de governo. “Não temos ilusão de que será um trabalho fácil. Mas se partimos da idéia de que devemos envolver as pessoas, certamente teremos sucesso”, disse Joanna.
Segundo Moisés Aguiar, superintendente de Desenvolvimento da Seplan, a iniciativa soma diretamente com as ações que estão sendo efetivadas na secretaria, por meio do projeto Reciclo. “A partir do projeto desenvolvido pelo IMA, criamos o Reciclo, que tem a mesma linha de atuação. Por isso, estamos unindo as ações e ampliando para toda a esfera do governo”, adiantou.
Boa Ideia – A primeira reunião aconteceu na sede da Seplan e reuniu assessores de comunicação, que dividiram idéias e formas de implantação do Olha Mundo, já que alguns órgãos já têm desenvolvidos programas de incentivo à redução de lixo e de gastos, como a Algás e a Secretaria de Estado do Meio ambiente e dos Recursos Hídricos.
Como uma das primeiras ações, ficou definido uma capacitação, marcada para o dia 7 de outubro, quando a gerente de Educação Ambiental do IMA passará os detalhes do projeto aos monitores indicados pelas secretarias.
Além disso, os assessores saíram com a missão de disseminar o projeto dentro da estrutura do governo, usando ferramentas como a construção de um blog, e apontar o monitor que será o responsável pela implantação do Olha Mundo dentro das secretarias e órgãos do governo. “A ideia é muito positiva e, a partir dos resultados já alcançados no IMA, certamente teremos mais facilidade de convencermos os servidores”, falou a coordenadora de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, Goretti Lima.