Oficinas de escola estadual são destaque no Portal da Olimpíada
Incentivar a escrita através da arte. É com esse objetivo que a professora Cleciane Santos Alves está desenvolvendo diversas oficinas com seus alunos da Escola Estadual Dr. Evandro Mendes, em Lagarto. O projeto tem dado tão certo, que acabou sendo destaque no Portal da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
As atividades tiveram início no mês de março, com os cerca de 37 alunos do 6º ano B. A professora Cleciane tem trabalhado o gênero ‘poema’, e levou para a escola o poeta e cordelista Antenor Nunes, que fez uma tarde cultural, ocasião em que os próprios estudantes produziram um cordel de forma espontânea.
Com viola, berrante e outros instrumentos, o poeta fez uma apresentação e encantou a todos. A professora fez o registro e enviou o relato para o Portal da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que deu destaque às atividades.
“A nossa proposta é que no final do mês de julho tenhamos poemas escritos pelos próprios alunos para concorrer nas Olimpíadas”, disse a professora.
A iniciativa ganhou também os espaços públicos. Na última sexta-feira, 03, os estudantes fizeram um sarau na praça, ao qual também alguns artistas locais se fizeram presentes para inspirar os alunos.
“Vejo que eles têm a oportunidade de reconhecer a função social da escrita, e isso é muito bom, porque passam a saber para que serve aquilo que estão escrevendo. Além disso, motiva os alunos para a produção, desenvolve neles a habilidade de escrever, e eles se tornam apaixonados pelo ato da escrita”, explicou Cleciane Alves.
Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Esta iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.
A premiação nacional será realizada no dia 06 de dezembro. Participarão do evento de premiação e da festa final só professores e alunos dos 152 textos finalistas, um representante legal do aluno finalista e o diretor da escola à qual o aluno e professor são vinculados. Do total de textos finalistas, serão anunciados cinco textos vencedores por categoria.
