A comunidade cultural de Maceió voltou a se reunir para mais uma noite de atividades do Projeto Oficinas Culturais, neste início de semana. Com o tema captação de recursos para o setor cultural em debate, o encontro encerrou, nessa segunda-feira (13), o primeiro ciclo de trabalhos do projeto, que, além de capacitar, incentiva o aperfeiçoamento e o despertar para a importância da institucionalização da cultura. A ação é fruto da parceria entre Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
Quatro oficinas compuseram o primeiro ciclo da ação, que trouxe à tona informações precisas sobre temáticas relacionadas ao universo de quem faz a cultura. Dicas e experiências sobre elaboração de projetos, projetos audiovisuais, formalização de grupos culturais e estratégias para captação de recursos foram compartilhadas durante todos os encontros.
No encerramento, os trabalhos foram conduzidos pelo gestor público João Paulo do Nascimento, que dividiu com uma plateia atenta suas experiências no setor público e no terceiro setor, por meio de associações e organizações comunitárias. A produtora cultural Regina Barbosa também ministrou oficina. Ela falou sobre elaboração de projetos culturais e destacou a importância dos editais para a democratização, a igualdade de oportunidades e a maior pluralidade da produção cultural não somente em Maceió, mas em todo o Brasil.
O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, explica que o principal objetivo das oficinas é capacitar a comunidade cultural e dotá-la de mais capacidade para responder aos editais.
Para o presidente do Conselho e secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, a ação é importante para incentivar a política cultural na capital alagoana. “A Prefeitura quer que Maceió seja uma capital onde existam eventos culturais, como o Maceió Verão, mas que também, e principalmente, tenha uma política de cultura”, destacou.
Encerrada a primeira etapa do projeto, o CMPC volta estudar as demandas dos 18 segmentos culturais, o que representa para traçar os novos planos de atuação em prol do desenvolvimento da cultura em Maceió. O Conselho realiza mensalmente suas reuniões ordinárias.