Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) irão participar nestas terça (23) e quarta-feiras (24) de uma oficina sobre cooperativismo de catadores de resíduos recicláveis. A atividade acontece na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/Sescoop) de Alagoas.
A finalidade do evento é mostrar meios de aperfeiçoar e institucionalizar o processo de coleta. Além disso, será elaborado um plano de ação para apresentar às cooperativas dos catadores de resíduos recicláveis com melhorias no trabalho dos catadores e formas de conscientizar a população para a preservação do meio ambiente.
Segundo o diretor de Micro e Pequenos Negócios da Seplande, Michael Chinelato, o Governo de Alagoas apoia e entende o sistema de cooperativas dos catadores como uma das saídas para a diminuição da pobreza no Estado.
“No plano de ação, além de tratarmos das questões sociais dos trabalhadores que lidam com a coleta de resíduos recicláveis, vamos tratar de questões ambientais, como a separação do lixo para facilitar a coleta e não poluir o meio ambiente”, explicou.
Participam da reunião o gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Juan Priegue, e representantes das cooperativas de recicladores, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL) e do Banco do Brasil.
