Para dar continuidade às ações de fortalecimento institucional da Gestão Florestal de Sergipe, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (Semarh/SBF), realizará no período de 8 a 10 deste mês, a “Oficina de Elaboração da Política Florestal de Sergipe e do Programa Estadual de Florestas”. A abertura ocorreu na tarde desta segunda, 7, na Sociedade Semear.
A oficina é a preparação de mais uma etapa do processo de elaboração dos instrumentos técnicos e legais relativos à gestão florestal, descentralizada pela Lei Federal nº 11.284/2006, em que determina o compartilhamento da gestão florestal com os Estados da Federação. Esse processo foi iniciado com a elaboração do Diagnóstico Florestal de Sergipe, contemplando o levantamento de dados do consumo, fluxo e demanda de produtos e subprodutos florestais do Estado de Sergipe, bem como o mapeamento da vegetação nativa e o estudo sócio econômico.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, lembra que Sergipe é o primeiro estado do Norte e Nordeste a delinear sua política florestal. “Nesse sentido, um conjunto de ações vem sendo implementado pela secretaria, a que conta a assessoria técnica da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Fundação Araripe e apoio do Ministério do Meio Ambiente/MMA.
Atividades
As atividades das oficinas serão moderadas pelo professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José de Arimatéa Silva, doutor em Engenharia Florestal, com atuação nas áreas de Economia, Administração e Política Florestal. Foram convidados para a oficina representantes de instituições públicas das áreas de meio ambiente, agricultura, desenvolvimento social, reforma agrária, ensino e pesquisa, além de representantes da sociedade civil organizada.