Peças produzidas na Oficina Santeiros do Penedo serão expostas ao público durante o mês de novembro
Esculturas trabalhadas em madeira por jovens, adolescentes e crianças serão expostas ao público a partir desta sexta-feira, 05, no Theatro Sete de Setembro, situado no Centro Histórico de Penedo. As peças são resultado de quatro meses de aprendizado promovido pela Oficina Santeiros do Penedo, ministrada por Claudeonor Higino, renomado escultor penedense.
Aberta ao público a partir das 15 horas, a exposição das peças produzidas por Claudeonor Higino e os 13 alunos que participaram da oficina do princípio ao fim tem caráter itinerante. Os trabalhos serão mantidos no secular Theatro Sete de Setembro até 14 de novembro, véspera do feriado que celebra a proclamação da República brasileira. Entre 16 e 20 de novembro, as obras ficarão expostas na sede da Sociedade Monte Pio dos Artistas, situada no Largo do Rosário, próximo ao Tiro de Guerra de Penedo.
Exposição termina no Círculo Operário, local da oficina
Já a partir de 21 de novembro, a exposição acontece no local onde as peças foram produzidas, a sede do Círculo Operário de Penedo. Realizada com apoio do governo federal, através do Ministério da Cultura, a Oficina Santeiros do Penedo atendeu alunos cujas famílias recebem o Bolsa Família e jovens de baixa renda com talento nato para Artes Plásticas. O aprendizado contou ainda com a parceria da Organização Hélio Lopes, recebendo divulgação por meio do portal de notícias aquiacontece.com.br e Rádio Penedo FM (97,3 Mhz).
Empresas privadas também apoiaram a iniciativa que visa resgatar a manutenção da Escola de Santeiros do Penedo, arte típica do município ribeirinho que exige o domínio de técnicas de desenho, pintura, escultura e restauro. A prefeitura de Penedo, a Academia Penedense de Letras e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo entenderam a importância da iniciativa e atuaram como parceiros do aprendizado que pode ter o resultado conferido durante todo o mês de novembro.
