×

Alagoas

Oficina realiza planejamento de ações para a saúde de 17 municípios alagoanos

Municípios integrantes da VII Região de Saúde, formada por 17 dos 102 municípios alagoanos, estiveram reunidos nesta sexta-feira (10), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), onde foi realizada mais uma Oficina de Planejamento Regional Integrado. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), onde foram traçadas estratégias para qualificar a saúde da população.

A oficina, que atende a uma determinação do Ministério da Saúde (MS), teve como proposta discutir os serviços existentes, a capacidade instalada e a rede de saúde na região. Durante a ação, foram avaliadas as deficiências e avanços conquistados, assim como discutidas propostas e metas para que os serviços de saúde da região sejam qualificados ainda mais.

Na região, a Rede de Atenção à Saúde compreende cinco setores: Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, Rede dos Portadores de Deficiência, Rede de Saúde Mental e Rede de Doenças Crônicas e não Transmissíveis, segundo informou a diretora de Planejamento da Sesau, Hilzonete Abreu. A gestora destacou, durante a oficina, a importância de planejar as ações de saúde de forma regionalizada e integrada, salientando que a parceria entre Governo do Estado e municípios resulta em projetos com maior resolutividade.

“Esse é um momento importante para discutirmos em conjunto a situação da saúde desta região. O objetivo da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska e do governador Renan Filho é organizar os serviços em rede e de forma regionalizada para que os atendimentos sejam realizados nos próprios municípios de origem dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, frisou Hilzonete Abreu.

Ainda durante a Oficina de Planejamento Regional Integrado promovida pela Sesau, foi discutido o mapeamento do Plano Diretor de Regionalização (PDR), que define onde e quais serviços devem funcionar. Também foi apresentado o desenho das Redes de Atenção à Saúde na VII Região e seus indicadores. Ao final, foi apresentada uma agenda propositiva para a implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde.

Além de Arapiraca, a VII Região de Saúde é formada pelos municípios de Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Major Isidoro, Jaramataia, Batalha e Girau do Ponciano. Integram ainda o grupo, as cidades de Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’ Água Grande, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens.