Depois de 3 dias de intensa dedicação à prática de elaboração de projetos culturais, terminou, na sexta-feira (24), a oficina presencial do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, na cidade de Aracaju/SE.
Para a participante Kátia Costa, que atua como gestora de um espaço cultural, além de agregar valor ao conhecimento que já tinha, o curso lhe deu a noção da responsabilidade dos profissionais enquanto agentes culturais. “Penso que o grande diferencial da metodologia apresentada foi a objetividade com a qual os assuntos foram trabalhados. Isso nos mostrou que já não cabe mais pensar a cultura de forma amadora, é preciso se qualificar. Nesse ponto, a dinâmica foi ótima, os professores atuaram como parceiros, nos dando respostas bastante precisas e nos fazendo refletir sobre a nossa prática profissional”, opinou.
Já a participante Alda Fátima ressaltou a importância de se ampliar ao máximo o alcance do curso, levando os conhecimentos adquiridos a outras instituições e comunidades que atuam no campo da cultura. Segundo ela, a construção do trabalho em grupo durante a oficina causa inquietação, mas mostra a possibilidade de se construir um projeto exeqüível.
Próximas oficinas
O Programa de Capacitação é uma realização da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) do MinC, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC (SPC), o Instituto Itaú Cultura e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
A oficina presencial é a segunda etapa do Programa, da qual participaram os que foram aprovados no curso de nivelamento à distância. O calendário deste pode ser obtido na página do Programa.
Após terem seus trabalhos corrigidos e receberem seus certificados (o que leva um período de até 60 dias), os alunos aprovados na oficina serão convocados a ingressar na terceira etapa do Programa, os módulos avançados. Assim como o curso de nivelamento, esta etapa será realizada à distância, porém com tutoria, permitindo aprofundar alguns conteúdos, dentro das seguintes disciplinas: Projetos Culturais, Política e Gestão Cultural, Direito Autoral e Marketing e Negociação Cultural. O cumprimento com êxito de cada etapa dá direito a um certificado de extensão.
