A semana começa com atividade de enfrentamento ao analfabetismo para os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A oficina técnica “Refletindo e construindo propostas para o enfrentamento do analfabetismo em Maceió” será realizada na segunda e na terça-feira (17 e 18), a partir das 9h, no Hotel Ponta Verde. O prefeito Rui Palmeira participa da abertura da oficina com a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, e outros representantes da área.
O encontro representa mais uma etapa do convênio de cooperação técnica firmado entre a Semed e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com objetivo de oferecer condições para a melhoria da qualidade do ensino público da capital.
O representante do Centro de Política Internacional para o Crescimento Inclusivo (IPC), Rafael Osório, fará apresentação do resultado da etapa inicial da Pesquisa sobre o Analfabetismo em Maceió. A ele também caberá formar os grupos de trabalho cuja finalidade é a produção de propostas para o enfrentamento do analfabetismo. Questões como recursos financeiros, qualificação, formação inicial e continuada de professores, o papel da universidade, a aplicação do Plano Municipal de Educação (PME) e programas federais, entre outros, devem nortear a formação dos grupos.
O estudo sobre o analfabetismo em Maceió ficará sob a responsabilidade da área de pesquisa do Pnud, que trabalha de forma articulada com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Na capital alagoana, o estudo será dividido em quatro etapas: definição do contexto educacional da cidade; estudo sobre a demanda potencial por alfabetização em Maceió, identificando os analfabetos e detalhando seu perfil, a partir de workshops e seminários; mapeamento da oferta efetiva das atuais oportunidades de alfabetização da rede municipal de ensino; e, fim, produção e publicação do relatório analítico final, contendo as informações de todas as fases do estudo.
Participam da oficina técnica, além do prefeito e da secretária de Educação de Maceió, as representantes do Pnud Maria Teresa Amaral Fontes e Rita Ippolito; do Centro de Política Internacional para o Crescimento Inclusivo (IPC), Rafael Osório; da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Paulo Gabriel Soledade Nacif; reitor da universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo e do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos (Faeja), Abdizia Barros.
