Para promover cidadania e valorização do trabalho de usuários e familiares dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma oficina, nesta quarta-feira (30), para geração de renda voltada para os Caps da I Macrorregião de Saúde, formada pelos municípios da Grande Maceió, Zona da Mata e Litorais Norte e Sul. O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP), localizado no bairro Farol, em Maceió.
Claudete Lins, técnica da área de Reabilitação da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, apresentou um filme sobre a experiência italiana em organizar cooperativas de trabalho com egressos de instituições de saúde mental.
“O filme, Si Puo Fare (Dá para Fazer), mostra a experiência italiana e, com o apoio dos técnicos e usuários, estudamos formas de adaptar a iniciativa a nossa realidade”, explicou Claudete Lins.
A técnica destacou que a geração de renda é estimulada pelo Ministério da Saúde e atua como resgaste da cidadania e autoestima dos usuários. “A valorização do trabalho realizado nos Caps é essencial para a integração dessas pessoas na sociedade”, ressaltou.
A oficina proporcionou aos técnicos dos Caps a participação de mesa de debates sobre a organização de cooperativas de trabalho e geração de renda. “Estimular o conhecimento e a cooperação é essencial para o resgate dessas pessoas”, afirmou Claudete Lins.
Dos 57 Caps do Estado, usuários de, aproximadamente, 40 unidades estão com atividades para a geração de renda. Claudete Lins salientou que a maior parte dos produtos é feita de artesanato, como tecido e bordado.
Aprendizado
Para Mari Silva, a usuária do Caps Casa Verde, localizado em Maceió, a oficina é uma oportunidade para aprender mais sobre o trabalho que realiza. “Pude conhecer mais aspectos da organização do trabalho e tenho a possibilidade de repassar o que aprendi para meus colegas”, reforçou.
O encontro contou, ainda, com a participação de representantes da Secretaria do Trabalho e Emprego e do projeto Unitrabalho, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas.
