×

Meio Ambiente

Oficina do Programa Água Doce capacita cerca de 70 pessoas

As atividades da Oficina de Capacitação para Realização de Diagnóstico Socioambiental e Técnico do Programa Água Doce (PAD) em Alagoas continuaram, nesta quarta-feira (27), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Arapiraca.

Cerca de 70 pessoas, entre técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da empresa Gama Engenharia, ganhadora da licitação para a fase de mobilização e diagnóstico do PAD em Alagoas, além de e representantes das prefeituras municipais, participaram dessa etapa da capacitação.

Durante a capacitação, técnicos da área de exatas reuniram-se no auditório da AABB para os módulos de Dessalinização, na parte da manhã, e Obras Civis, na parte da tarde. O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador do Componente de Dessalinização do PAD, Raniere Lima, apresentou as tecnologias de dessalinização, além de explicar como é feito o diagnóstico técnico e a escolha do processo dessalinizador que mais se adequa aos sistemas propostos pelo Programa.

Na parte da tarde, o engenheiro civil Lucílio Vieira, apresentou o componente de Obras Civis, que abrange a parte da construção ou recuperação dos abrigos dos dessalinizadores e chafarizes nas comunidades.

Já na programação da área de humanas, os técnicos tiveram, pela manhã, os dois módulos da área de Sustentabilidade Ambiental e Mobilização Social, ministrados pelo analista ambiental Henrique Veiga, e pela socióloga Else Albuquerque.

A programação da Oficina será encerrada na quinta-feira (27) com uma visita dos grupos de trabalhos a uma das 303 comunidades pré-selecionadas para receber o Programa.