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Sergipe

Oficina do Exportador capacita micro e pequenos empresários sergipanos

Dando continuidade à programação de capacitações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que acontece regularmente em Sergipe, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizou nesta quinta-feira, 11, a Oficina do Exportador. O principal objetivo do evento, realizado no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), foi de apresentar ferramentas que o Ministério disponibiliza gratuitamente para capacitação de empresários de micro e pequeno porte que pretendem internacionalizar seus produtos no comércio exterior, tornando-se exportadores.

O analista em comércio exterior do MDIC em Brasília e facilitador da Oficina, Maurício Fonseca, ressalta que cerca da metade das 21 mil empresas que exportaram em 2012 são de médias, pequenas e micro empresas, e fala sobre a metodologia aplicada na Oficina do Exportador. “Apresentamos ferramentas que possam ajudar em pesquisas de mercado para empreendedores que desejem ingressar no comércio exterior. São suportes gratuitos para que eles possam fazer a eventual internacionalização dos seus produtos e chamamos de ‘ferramentas’, porque são sites ambientados dentro do site do Ministério do Desenvolvimento, mas com endereço próprio. Com certeza os resultados práticos, aplicados no dia a dia, serão muito satisfatórios”, falou.

São três as principais ferramentas utilizadas: o AliceWeb – site oficial brasileiro de estatística de comércio exterior (aliceweb2.mdic.gov.br/), Radar Comercial – que permite verificar dados comerciais no mundo todo (www.radarcomercial.desenvolvimento.gov.br/) – e o site Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br/), através do qual o empresário pode inserir seu produto para divulgação mundial, gratuitamente – inclusive quem nunca exportou.

A diretora técnica da Sedetec, Sudanês Pereira, lembra que esse tipo de ação é extremamente importante para os Governos Federal e Estadual. “As capacitações para o comércio exterior permitem que o Estado de Sergipe e o país fortaleçam suas empresas no sentido de dar competitividade, possibilitando a inserção das mesmas no comércio exterior. Esse tipo de ação contribui para melhorar e cumprir nossa meta de aumentar a parcela de micro e pequenas empresas na Balança Comercial, diversificando também os produtos que exportamos. Por isso, todos os meses oferecemos capacitações gratuitas e continuaremos com outras pautas”, disse.

Um dos organizadores da Oficina, o economista da Sedetec, Thiago Oliveira lembra que o principal objetivo do curso é munir os empresários de informações comerciais para que saiam capacitados, fazendo prospecções de mercado, com a ideia exata de quais países estão comprando seus produtos, quais estados brasileiros estão vendendo, preço médio e se existe algum acordo comercial entre Brasil e determinado país para que o preço do produto seja mais competitivo. “Estamos oferecendo todas as informações que temos disponíveis em sites oficiais do Governo para que o empresário possa se instigar a entrar no mercado internacional e sair daqui mais motivados ainda no que diz respeito ao comércio internacional”, conta.

Formado por micro e pequenos empresários, além de funcionários que buscam levar conhecimentos para suas empresas, o curso teve duração de oito horas e contou com cerca de 20 participantes, média considerada excelente. “Através desta oficina, realizada pela Sedetec e MDIC, espero aprender bastante e levar para minha empresa mais profissionalismo e competitividade, ampliando nosso caráter através do comércio exterior. Essa questão da exportação é muito importante não só para o negócio em si, mas para o comércio internacional que busca empresas mais competitivas e cada vez mais preparadas para atuar nesse mercado”, diz Sabrinna Samara Silva, que trabalha na área de comércio exterior da empresa Massas Mago.

Plano Nacional de Cultura Exportadora

O PNCE foi lançado em 2012 com o principal objetivo de divulgar e desenvolver a cultura exportadora no país, capacitando gestores públicos. O Plano está dividido em cinco eixos temáticos: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora e promoção comercial. Para 2013 foram planejadas 590 ações e cursos deste tipo fazem parte do cronograma, que capacitam empresários e tornam suas empresas ainda mais preparadas para os mercados nacional e internacional.