×

Maceió

Oficina discute vigilância epidemiológica hospitalar

A equipe da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (16) a oficina Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O objetivo é aprimorar ações dos profissionais de saúde dentro do ambiente dos hospitais. O evento acontecerá até as 17h, com intervalo para almoço, no auditório da sede da Procuradoria Geral do Município (PGM), na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió.

As oficinas vão abordar as ações no atendimento a casos de dengue, zika, chikungunya, H1N1, hepatites virais, sífilis, HIV e Aids.

No início do encontro, será apresentada a situação epidemiológica por parte das equipes do Estado de Alagoas e do Município de Maceió. A Legislação dos Núcleos Epidemiológicos Hospitalares também é ponto de discussão, além da lista nacional de notificação dessas doenças e as notificações e investigações dos óbitos em nível local.

De acordo com o enfermeiro da Coordenação de Vigilância Epidemiológica Fábio Henrique Peixoto, em Maceió há quatro unidades hospitalares que possuem Núcleo Epidemiológico: HGE, Maternidade Santa Mônica, Hospital de Doenças Tropicais Doutor Hélvio Auto, Hospital Universitário, Unimed e Clínica Infantil Dayse Breda. “Contaremos com a presença de pelo menos dois profissionais de cada um dos núcleos dessas unidades, mas convidamos profissionais de outros hospitais que não possuem núcleo”.

Os Núcleos Epidemiológicos são responsáveis por notificar, investigar e internar, quando necessário, casos confirmados e descartados das doenças. Nas unidades onde não há núcleos instalados só são feitas as notificações. Henrique Peixoto diz que a instalação do núcleo é facultativa.