×

Alagoas

Oficina discute estratégias de gerenciamento das UPAs

Estratégia de gerenciamento de UPAs é discutida durante oficina

A superintendência de Gestão e da Participação Social (Sugeps) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta sexta-feira (19), uma oficina para estabelecer estratégias de gerência para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). O evento foi destinado aos prefeitos, secretários municipais e técnicos de Saúde dos municípios contemplados com UPAs, além de técnicos da Sesau.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, a oficina vai proporcionar que os prefeitos e secretários municipais analisem, junto com a Sesau, o caminho que deve ser seguido para gerenciar as UPAs, estabelecendo um melhor funcionamento, gerando assim a qualidade no atendimento.

“Estamos com a obra bem adiantada e com uma expectativa grandiosa para inauguração. Hoje estamos aqui para saber qual será a melhor forma de gerência para a UPA, pois iremos lidar com vidas e precisamos entender bem o sistema para poder proporcionar um serviço de qualidade”, ressaltou a secretária de Saúde de Viçosa, Sônia de Moura.

O prefeito de Viçosa, Flaubert Torres, destaca a importância do investimento. “É um investimento fabuloso, por isso devemos tomar cuidado na escolha da forma administrativa que iremos adotar”, completou.

A oficina foi ministrada por Vlademir Taborda, especialista em alternativa de gerência; Aparecida Teruko e Luiza La Porte, enfermeiras de São Paulo.

UPA – As UPAs têm como finalidade proporcionar melhorias no atendimento em situação de emergência de média complexidade, evitando dessa forma que a demanda seja encaminhada para hospitais, como o Hospital Geral do Estado e a Unidade de Emergência Dr. Daniel Hoully. O prazo de construção é previsto para 90 dias.

A UPA oferecerá serviços de clinica médica, pediatria, traumo-ortopedia e odontologia, além dos serviços de raios X, sala de sutura, ultrassom, nebulização, farmácia e laboratório de análises clínicas.