×

Sergipe

Oficina de Papel leva técnica artesanal a semana do folclore

O dia-a-dia da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) é feito de ações operacionais para manter a limpeza e conservação da cidade. Equipes são distribuídas em diversos pontos da cidade para desenvolver serviços como varrição de ruas, recolhimento de entulho e lixo, roçagem, capinação, poda, limpeza manual e mecanizada de canais. Entretanto, ações de conscientização ambiental também já fazem parte da rotina da empresa.

Na quarta-feira, 20 de agosto, alunos da Escola de Ensino Fundamental Roberto Simonsen – Sesi, no Bairro 18 do Forte, assistiram a uma apresentação teatral sobre coleta seletiva encenada por agentes ambientais do Programa Cidadão Consciente, Cidade Limpa. E nesta quinta e sexta, 21 e 22, alunos e professores da rede estadual de ensino podem conhecer um pouco mais do Projeto Reciclart, através das artesãs da Oficina de Papel, da Emsurb.

O projeto foi convidado a participar do encerramento da Semana do Folclore do Departamento de Escolas de Aracaju (DEA), da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e foi apresentado a alunos, professores e funcionários.

“A gente envolve os professores porque eles são os multiplicadores nas escolas, e através deles estimulamos a preservação da nossa cultura nas novas gerações. Isso é responsabilidade de todas as pessoas, não só no âmbito das escolas, mas também nas comunidades, nas casas. E hoje em dia quando você pensa em qualquer ação ou disciplina é preciso pensar também na sustentabilidade”, explicou a diretora do DEA, Nadia Maria da Silva Cardoso.

Segundo a psicopedagoga, professora de artes e responsável pelo evento, Maria Antônia Souza Costa, todos se encantaram com a técnica das artesãs e muitos fizeram questão de aprender. “A mesa ficou cheia de gente. Nossos funcionários pareciam crianças. O trabalho delas é muito rico. A valorização da nossa cultura é essencial para a sociedade”, afirmou ela.

Operacional

Equipes de limpeza geral finalizaram nesta quarta-feira, 20, o mutirão de serviços no bairro Novo Paraíso e já na quinta, 21, iniciaram as atividades no Bairro América. Os serviços vão desde a varrição de ruas e o recolhimento de entulho e lixo até a roçagem, capinação e poda em todas as vias públicas da região.

A manutenção da limpeza de vias públicas também foi desenvolvida no bairro Siqueira Campos, Av. Delmiro Gouveia, Rodovia José Sarney, Av. Heráclito Rollemberg, Av. Jorge Amado, Rua Juarez Carvalho Pinto, Av. Confiança, Av. Gonçalo Prado Rollemberg entre outras.

Os serviços de varrição e roçagem de praças acontecem hoje na Praça da Liberdade, do Bairro América; Conjunto Bugio; Praça Clodoaldo Alencar e Praça Zoroastro Rodrigues, no Grageru; no Viaduto da Av. Osvaldo Aranha; no Talude da Rua Paraíba e na Rua João Gomes. Já os serviços de extração, supressão e poda são realizados nos bairros 13 de Julho, São José, Farolândia e Bairro América. As solicitações de extração, supressão e poda devem ser feitas diretamente à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3246-64-61. As solicitações de serviço de limpeza urbana são recebidas pelo 0800-284-1300.