×

Cultura

Oficina de Clown mostra a poesia por trás do nariz do palhaço

O clown é o mais transparente dos artistas. Trata-se de um ser que desperta interesse e encanta pela capacidade de transformar fraquezas em virtudes. Para essa linguagem, é necessário trazer consigo um ser cômico. Para ajudar na tarefa, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) promoverão em Maceió a oficina gratuita Clown: uma Poesia por Trás de um Nariz – da Poética ao Figurino e Maquiagem, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Hotel Ouro Branco, na Pajuçara.

A oficina, coordenada pela ONG Sua Majestade, o Circo, é voltada principalmente a atores, bailarinos, diretores e também aos profissionais das áreas de saúde e educação. Mas podem participar quaisquer interessados pela linguagem “clownesca”, a partir dos 16 anos. Nas aulas, os principais conceitos do clown, sua filosofia, poética e psicologia, além de noções sobre maquiagem e figurino.

No comando do curso, está o ator, professor e diretor teatral Leon Carvalho, vindo de São Paulo. Com passagem pela Europa, onde estudou com grandes mestres do teatro, o artista traz na bagagem toda a experiência nos campos da improvisação e utilização de máscaras teatrais.

Com carga horária de 32 horas (24 presenciais e oito de pesquisa), as aulas terão uma parte teórica e outra prática. O conteúdo programático da oficina conta com jogos e improvisações, a regra dos três tempos na comédia e a introdução ao corpo cômico.

Confira o horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Vagas limitadas. Mais informações: (82) 8853-8353 e (82) 3315-7867.

Para participar é preciso se inscrever pelo link:
//spreadsheets.google.com/viewformformkey=dDF4UDdEYXZnVkNjOFlVS3pNVlRKUnc6MA