×

Meio Ambiente

Oficializada nova Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental

Membros da comissão

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) foi oficializada nesta terça-feira, 27 de julho. A solenidade de posse dos novos membros aconteceu no auditório do Senac, no bairro do Poço, em Maceió, e marca o relançamento nacional da política pública da educação ambiental, estreitando ainda mais a cooperação das áreas da educação formal e do meio ambiente na conscientização da sociedade em relação às práticas do desenvolvimento sustentável e do comportamento social favorável à boa gestão dos recursos naturais.

A Ciea é constituída por uma representação paritária de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, do setor produtivo e da sociedade civil. Esse conjunto ficará responsável pela formulação da política estadual de educação ambiental, pela articulação de ações conjuntas para aplicação dessa política e pela organização de eventos e ações destinadas à promoção da educação ambiental em Alagoas. A Comissão tem caráter democrático consultivo e deliberativo.

O governo do Estado decretou, em 19 de outubro de 2009, que a coordenação da Comissão fosse vinculada diretamente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), cuja coordenadora será a professora especialista em educação ambiental, Jane Costa, lotada na Semarh. Antes disso, a Ciea era ligada à Secretária de Estado da Educação.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alex Gama, que chegou acompanhado pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, destacou que “a educação ambiental é extremamente importante para a preparação do futuro” e completou dizendo que “a Comissão sintetiza a parceria declarada entre a sociedade e o governo na implementação de políticas publicas voltadas para a questão ambiental”.

Ainda segundo Alex Gama, a Ciea vai construir, num curto espaço de tempo, ações preventivas e promover atitudes ambientais. “Um trabalho que pretendo desenvolver integrado à Comissão é divulgar as iniciativas de educação ambiental no ensino médio e no ensino básico, conduzindo dessa forma a conscientização para a preservação e conservação dos recursos naturais no nosso Estado”, declarou.

A antiga equipe de educação ambiental, conhecida como Ciedam, já vinha desenvolvendo trabalhos de educação ambiental em Alagoas, a exemplo da implantação da Agenda 21 local, apoiando o IMA em ações municipais; o suporte em atividades de Ong’s; a formação de multiplicadores em educação ambiental, além da realização de encontros, fóruns, palestras, só para citar alguns.

Para o superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Anivaldo Miranda, “com o novo decreto instituindo a Ciea, nossa idéia é que possamos ampliar e fazer mais trabalhos na área da educação ambiental, de maneira formal e não formal, envolvendo vários integrantes, consolidando uma comissão heterogênea, para trabalhar nas ações ambientais”, ressaltou o superintendente.