Instrução prática faz parte do curso de Agente de Trânsito
No último dia 21, a Polícia Militar iniciou, na capital e no interior do Estado, o Curso de Agente de Trânsito destinado aos policiais que exercem a função de oficial de operações e comandantes de guarnição.
Na manhã de ontem, 30, os alunos do curso da capital participaram de uma instrução prática, que foi realizada na Avenida Senador Rui Palmeira, no bairro da Levada, durante uma operação do Batalhão de Trânsito (BPTran).
Segundo o Major Felipe Lins, subcomandante do BPTran, o objetivo da operação foi fiscalizar veículos irregulares, bem como localizar armas e drogas. “A operação contou com a presença dos alunos do Curso de Agente de Trânsito, sendo realizada uma troca experiência entre os militares envolvidos na ação, com o fito de treiná-los para exercer as funções de agente da autoridade de trânsito em suas áreas de atuação”.
Na capital, as instruções práticas ocorrem em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), com a coordenadoria de segurança do trânsito do Detran/AL e com Superintendência Municipal de Transporte e trânsito de Maceió (SMTT). Já no interior, as instruções ocorrem em parceria com o 3º BPM, com sede em Arapiraca, e a SMTT do município.
Para o coordenador de Segurança do Trânsito do Detran em Alagoas, Antônio Moreira, a fiscalização sempre terá o objetivo da preservação da vida na guerra que virou o trânsito em nosso país, resultando em perdas de milhares de vidas. “Quanto mais forças podermos agregar, mais vidas serão salvas”, destacou.
Durante as abordagens, 270 veículos foram abordados; 35 veículos notificados, destes 20 flagrados com irregularidades pelo sistema das câmeras OCR. Quatro condutores quitaram suas dívidas e tiveram seus veículos liberados e 16 foram removidos para o pátio do Detran.
“O objetivo de todos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito é salvar vidas”, declarou coordenador do curso, capitão Daniel Souza.
