×

Alagoas

Oficiais da PM retornam após curso na Polícia Nacional da Colômbia

Na turma, os brasileiros se destacaram entre os demais

Os tenentes da Polícia Militar Raumário Jerônimo dos Santos e Sidirlan Hibson Pereira da Silva, ambos da Radiopatrulha, retornaram nesta semana após participarem de um curso na Polícia Nacional da Colômbia. O Curso Internacional de Operações Especiais Antissequestro (COEAN) teve início no dia 20 de janeiro e durou cerca de dois meses.

Durante o curso, realizado na escola antissequestro da polícia colombiana, os policiais militares receberam instruções nas áreas de armamento e tiro, combate rural, combate urbano, combate em recintos fechados, operações helitransportadas, uso progressivo da força, entradas com explosivos, formação de franco-atirador, entre outras.

A turma foi iniciada com 26 oficiais e praças das polícias do Brasil, Colômbia, Equador, México e Paraguai. Destes, apenas nove concluíram o curso. O tenente Hibson foi o primeiro colocado, enquanto que o tenente Raumário alcançou a terceira colocação. O segundo lugar também foi de um brasileiro, da Polícia Federal de Brasília-DF.

Para os tenentes a experiência de realizar o curso foi excelente e trará um aperfeiçoamento no trabalho desenvolvido a partir de agora em Alagoas. “Nosso objetivo é ser multiplicador dos conhecimentos adquiridos no período que estivemos lá”, destacou o tenente Hibson.

Já para o tenente Raumário, apesar da diferença entre as polícias do Brasil e da Colômbia, é possível implantar o que aprendeu no país. “A Polícia da Colômbia é mais desenvolvida e bastante preparada, nos aspectos estruturais, mas é possível adaptar a capacitação que tivemos e implantá-la no policiamento ostensivo aqui no Estado”, ressaltou.

Antes de frequentarem o curso, os tenentes Raumário e Hibson serviram a Força Nacional, por cerca de um ano. Agora, eles irão completar a equipe de profissionais que está capacitando o II Curso de Ações Táticas Especiais, que está em andamento aqui em Alagoas.