×

Policial

Oficiais da PM e do CB concluem Curso Superior de Polícia

Solenidade aconteceu pela manhã no auditório do TRF

Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar concluíram nesta sexta-feira, 03, o Curso Superior de Polícia (CSP). A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal Regional Federal da 5a Região, Serraria.

Com o objetivo de atualizar e aprimorar os conhecimentos dos oficiais superiores das polícias militares, do Corpo de Bombeiros e também de delegados de Polícia Civil, o CSP capacita os agentes de segurança pública para exercerem cargos e funções dentro dos diversos níveis estratégicos das instituições. Ministrado na Academia da Polícia Militar Senador Arnon de Mello, o curso teve início em março deste ano.

A major Rita de Cássia Moreira, da PM de Alagoas, foi a primeira colocada do curso e recebeu o certificado de conclusão das mãos do comandante-geral da corporação, coronel Dário César. “Valeu muito o esforço durante estes seis meses e a abdicação de finais de semana para estudar”, salientou a oficial que dedicou o êxito ao também major da PM alagoana Erisvaldo Santos, que foi o segundo colocado no geral. Juntos, eles obtiveram nota 10 na apresentação da monografia do CSP. Na sequência da classificação, o major Neyvaldo Amorim, também da PMAL, foi o terceiro colocado.

Ao todo, quarenta oficiais participaram do CSP 2010, sendo um coronel, 14 tenentes-coronéis e 25 majores das polícias militares dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Tocantins e Sergipe, além do Corpo de Bombeiros de Alagoas.

Para o tenente-coronel Evandro Bernado, da Polícia Militar do Estado do Amazonas, o CSP serviu para expandir os conhecimentos e implantar novos métodos de segurança no Estado de origem. O oficial teve que trazer a família para morar em Maceió, mas relatou que mesmo assim não foi tão fácil ficar longe da terra natal. “Estava com o meu pai doente e um filho que não pôde vir”, lembrou.

A turma do Curso Superior de Polícia, ano 2010, teve o nome do tenente-coronel Amarildo Feitosa, que faleceu em março deste ano num acidente de trânsito. O oficial chegou a frequentar o curso, que teve início no dia 4 de março. Durante a cerimônia de encerramento a esposa do tenente-coronel Amarildo recebeu flores.

Praças da APM e o corpo docente também foram homenageados. Além da presença do comandante-geral da PM, coronel Dário César, a solenidade de encerramento teve a participação do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Neitônio Freitas, oficiais e praças da PM e familiares dos concluintes.