×

Alagoas

OCB/AL vai promover ação cooperativista em Penedo

A primeira ação cooperativista de 2010 vai começar pela Cooperativa de Turismo Rural de Penedo (Coopertur Rural) em Penedo

O Sistema Cooperativista Alagoano inicia no próximo dia 03 as ações sociais de prestação de serviço a cooperativas e comunidades vizinhas. Abrindo as atividades de 2010, a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Alagoas (Sescoop/AL) e em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) vai promover uma ação cooperativista diferente, desta vez será voltada basicamente para saúde da visão.

As datas estão sendo agendadas, mas as cooperativas assistidas já estão definidas. A primeira ação cooperativista de 2010 vai começar pela Cooperativa de Turismo Rural de Penedo (Coopertur Rural) e pela Cooperativa de Colonização Agropecuária de Penedo (Coopenedo), ambas no município de Penedo. Está na programação de março ainda a Cooperativa de Produção de Confecções de Fernão Velho (Cooferve) e a Cooperativa de Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal).

A ação será aberta à comunidade e tem como objetivo detectar precocemente uma das principais causas da cegueira, o glaucoma. De acordo com Assis Born, gerente de projetos do Iofal, a cada dia sem tratamento a situação de um paciente com glaucoma se agrava. “Iremos oferecer tratamento gratuito para os pacientes que forem detectados com o glaucoma. O Iofal tem convênio com o Sistema Único de Saúde que tem um programa direcionado para o combate da cegueira”, declarou.

O gerente de projetos explicou que o glaucoma é uma doença dos olhos em que a pressão interna do órgão, em determinado momento, foge do controle biológico natural, causando uma lesão lenta, progressiva e irrecuperável do nervo óptico. “O glaucoma não causa dor, vermelhidão ou alterações visuais notórias, a não ser depois de vários anos de evolução, por isso, as pessoas demoram a procurar assistência médica. Outra provável causa da doença são os hábitos de vida e stress da vida moderna”, relatou.

Para a superintendente do Sescoop, Márcia Túlia Pessoa, esta ação é de grande relevância, uma conquista a mais da OCB para beneficiar cooperativas do estado alagoano. “Temos que ressaltar que o investimento nessa ação foi mínimo e o resultado esperado é incomensurável, as pessoas beneficiadas que forem identificadas com glaucoma terão tratamento medicamentoso subsidiado pelo governo federal”, destacou.

Este ano a OCB/AL está se programando para promover mais ações. Entre elas fomentar o cooperativismo em todo estado. “Esta ação é o marco inicial do Programa de Ação Social do sistema cooperativista alagoano, entre tantas que estamos em fase de articulação, a exemplo da campanha da fraternidade que este ano visa ao fomento de cooperativas”, relatou.

A ação tem como público alvo pessoas acima de 40 anos que tenham caso de cegueira na família ou já possuam alguma deficiência ocular. Para se cadastrar e serem atendidas devem ter em mãos cópias dos documentos RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e informar telefones de contato. “Todos funcionários da OCB/AL e Sescoop/AL estarão envolvidos nas ações sociais promovidas pela instituição. Fazemos um esforço conjunto para disseminar o cooperativismo no estado e mais uma vez com um parceiro de peso”, reafirmou Márcia Túlia.