Atendendo ao seu objetivo primordial, que é o de disseminar dados e informações sobre o Estado, o Observatório de Sergipe, da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) lança a Enciclopédia dos Municípios Sergipanos. Fruto do trabalho de ampla pesquisa, esta publicação tem o objetivo de difundir dados e informações referentes a cada um dos 75 municípios do nosso estado.
“É com imensa satisfação que o Governo de Sergipe presenteia a sua população com uma publicação de alto valor informativo. Através desta enciclopédia, podemos atestar que vivemos em um estado rico por sua história, sua natureza, pelo seu povo e manifestações culturais”, ressalta João Augusto Gama, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.
De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas, Marcel Resende, a Enciclopédia dos Municípios Sergipanos vem atender a um público variado que vai desde planejadores até estudantes. “Trata-se de um instrumento que visa subsidiar a tomada de decisões e o desenvolvimento de trabalhos e estudos pertinentes a cada município, através de informações essenciais”, revela Marcel.
Dados
Na publicação, é possível obter a descrição das características físico-geográficas (relevo, clima, vegetação, solo, hidrografia, dimensão territorial, entre outros), bem como conhecer a história dos municípios (origem, fundação e emancipação), as leis de criação, seus limites e as áreas de preservação ambiental; saber desde qual é a padroeira de cada município até quais as suas principais manifestações populares; localizar os atrativos turísticos, as principais vias de acesso e ficar de água na boca com a riqueza gastronômica desses municípios. Também é possível acessar mapas dos territórios de Planejamento contendo suas respectivas centralidades, mapa dos municípios contendo informações sobre altimetria, povoados, rodovias, curvas de nível, barragens e curso das águas.
Além disso, a Enciclopédia apresenta indicadores socioeconômicos municipais, com base em dados estatísticos provenientes de órgãos governamentais e instituições de pesquisa, tais como: IBGE, IPEA, FIRJAN, MDS, MS, PNUD, MTE, STN, TSE, entre outros. Nela estão contidas informações políticoadministrativas, como endereço das prefeituras, número de eleitores, regional de educação e de saúde, identificação dos prefeitos, dentre outras. O usuário poderá conferir os diversos indicadores sociais, como população (total, rural, urbana), renda per capita, PIB per capita, IDHM, densidade demográfica, Índice Firjan, taxa de analfabetismo, taxa de crescimento populacional, beneficiários do programa bolsa família, taxa de pobreza, matrículas (ensino fundamental e médio), população com superior completo, número de empregos formais e população ocupada, além de diversos outros dados.
Na área da economia, estão disponibilizados os números da produção da lavoura (coco-da-baía, feijão, laranja, maracujá, milho) e da pecuária (ovinos, galináceos, suínos, equinos); Produto Interno Bruto (PIB); assim como receitas municipais (FPM, cota ICMS, ISS). Em bens e serviços, há informações sobre coleta de lixo, saneamento, energia elétrica, microcomputador e agências bancárias.