×

Alagoas

Observatório Astronômico recebeu mais de 12 mil visitantes

Em 2009, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, instalado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, em Maceió, recebeu 12.615 visitantes. O espaço é responsável pela promoção de cursos de astronomia, observações públicas, palestras e observação com telescópio nas escolas.

O coordenador do Observatório Astronômico e professor da rede pública estadual, Adriano Aubert Barros, afirma que o Estado se destaca em se comparando com as demais regiões do país pelo fato desse instrumento estar situado em ambiente escolar público. “Somos o primeiro Estado do Norte/Nordeste a ter este tipo de instrumento. No Uruguai, por exemplo, há mais de 30 escolas que têm observatórios astronômicos”, revela.

Segundo o professor Aubert, o objetivo do observatório é promover e executar ações de inclusão das Ciências Astronômicas junto à comunidade escolar da rede pública de Alagoas, desenvolver ações de inserção científica para a população e ser um espaço educativo e de lazer para a difusão e o ensino da Astronomia.

O educador destaca também que a intenção desta ferramenta (observatório) é popularizar a ciência, em especial a Astronomia; realizar cursos e oficinas de Astronomia para alunos, professores e o público em geral e participar de projetos de pesquisa com ênfase na educação científica e tecnológica.

Atividades – O professor evidencia que o observatório participou da organização e realização dos eventos do Ano Internacional da Astronomia em 2009. “Colaboramos também com a XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e realizamos, junto ao Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), vários eventos em Maceió e outras cidades alagoanas. Graças a todas estas ações obtivemos destaque nacional e internacional”, frisa.

Aubert relata orgulhoso que a Exposição Paisagens Cósmicas percorreu 22 escolas públicas, quatro particulares e, também, museus, bibliotecas e espaços culturais.