Durante toda esta semana, o Observatório astronômico Genival Leite Lima, localizado no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (OAGLL – Cepa) comemora a Semana Mundial do Espaço com a realização de atividades relacionadas ao tema. Nesta quarta-feira (5) toda a comunidade escolar pode participar das ações desenvolvidas pelo observatório e na próxima sexta-feira (7) haverá a montagem de um planetário em uma escola do complexo educacional, ocasião onde serão promovidas sessões de observação da lua e das constelações.
“Quando os alunos observam a lua e os planetas mais de perto ficam motivados e curiosos para se aprofundar em áreas que envolvem o estudo dos astros”, observa o coordenador do Observatório Astronômico e professor da rede estadual de ensino, Adriano Aubert.
Ele destaca que o espaço do observatório envolve áreas de estudo que vão além da Astronomia, despertando o interesse dos estudantes para outras disciplinas. “A Astronomia é a ciência de síntese, ela reúne os conhecimentos de Física, Matemática, Química, Geografia e História”, explica.
Estudantes
Estudante de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rôse Meire Dias é frequentadora assídua do observatório. Ex-aluna da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, ela conheceu o espaço há cerca de um ano e participou do primeiro curso de Fundamentos da Astronomia e do IniCia, programa de iniciação científica em estudos da Astronomia e revela que esta experiência contribuiu na escolha de seu futuro profissional.
“Eu vivi e ainda hoje vivo muitas experiências lúdicas e diferentes aqui. O mundo da Astronomia é fantástico e o observatório é uma ferramenta de conhecimento fantástica. Tudo que aprendi aqui me chamou a atenção e contribuiu muito para que eu quisesse cursar Geografia. As aulas abrem um leque de muitas possibilidades e o que aprendo aqui poderei aplicar futuramente em sala de aula”, revela.
Marcelo Antonhy, de 12 anos, é estudante da Escola Estadual Laura Dantas e está quase todas as noites no observatório, ele fala com propriedade sobre o que aprende da astronomia. “Gosto de ver aglomerados globulares, que são montes de estrelas juntos e também os abertos, que são estrelas separadas, inclusive participo do clube Messier que serve para encontrar, em etapas, 110 aglomerados globulares, que foram catalogados por Charles Messier (astrônomo francês)”, explica.
Programação
Nesta quinta-feira, às 16h, haverá a exibição do filme sobre a Agência Espacial Brasileira e a Missão Centenária; às 17 horas, estudantes vão presenciar a simulação do lançamento de um foguete feito com garrafa pet acionado por meio de álcool borrifado e fogo. Após o lançamento, os estudantes irão até a praça da escola José da Silveira Camerino para sessões de observação da lua.
Sábado ainda haverá uma atividade específica para a lua, a Noite Internacional de Observação da Lua, e o observatório está inscrito para participar desta atividade.
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima funciona normalmente às terças, quintas e sábados, das 19h às 22h. Mais informações podem ser conferidas no endereço eletrônico: http://oagll.blogspot.com.
