×

Maceió

Observatório Astronômico abre inscrições para programa de iniciação científica

Adriano Aubert destaca que a única exigência para participar do IniCiA é a apresentação de autorização de um professor

As inscrições para participação do Programa de Iniciação Científica em Astronomia (IniCiA) do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) já estão abertas. A partir desta segunda-feira (25), os estudantes de escolas públicas e particulares que cursam o Ensino Médio e estejam matriculados podem fazer a matrícula da formação das 8h30 às 17h30 no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), Farol. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 22 de março.

Segundo o coordenador do Observatório, Adriano Aubert, a única exigência para participar do IniCiA é a apresentação de autorização de um professor que deverá ser co-orientador do aluno. Além disso, é necessário que o estudante esteja matriculado regularmente no Ensino Médio.

“A experiência é enriquecedora, os estudantes aprenderão a escrever um artigo científico, fazer pesquisas, conhecer metodologias e ter acesso às normas acadêmicas. Essa é uma oportunidade de complementar o currículo por meio de uma formação diferenciada, com conteúdos escolares abordados de forma mais aprofundada”, explicou o coordenador.

Os professores co-orientadores, de acordo com Aubert, devem ensinar as disciplinas de ciências da natureza, geografia e matemática. O projeto será apresentado na íntegra aos professores interessados e aos alunos inscritos nos próximos dias 2 e 23 de março, respectivamente, no auditório do Cecite.

As atividades do programa se desenvolverão de março a setembro, com a socialização das pesquisas desenvolvidas na última semana de setembro.

Formação

O IniCiA é composto por cinco módulos. O primeiro está relacionado à apresentação dos projetos de astronomia, que tem como temas o sol, os fenômenos lunares transitórios da lua, ocultação de estrelas por asteróides e pela lua, estrelas duplas e estrelas variáveis.

Já o segundo, diz respeito à metodologia científica, com foco no desenvolvimento de pesquisa e construção de artigo ou pôster para socialização final. O terceiro módulo será voltado para o conhecimento das ferramentas computacionais e sites para referência e busca que auxiliarão os estudantes a fazer um blog de divulgação das etapas do trabalho.

A seguir, no quarto módulo, será iniciado de fato o desenvolvimento das pesquisas, com distribuição de projetos para cada dupla de alunos, ao mesmo tempo em que atualizarão os blogs sobre as etapas do trabalho, para que os professores acompanhem e orientem todo o processo. Por último, a conclusão e socialização dos trabalhos comporá o quinto módulo, com a produção de artigo científico e apresentação de seminário, que deve acontecer em setembro, no Cecite.