A partir de segunda-feira, o transporte ferroviário de Maceió ingressará numa nova etapa. O prefeito Cícero Almeida anunciou hoje o início das obras para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O serviço começará com a substituição de trilhos e dormentes no trecho entre o Portão Sul da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Alagoas – que fica no Centro, próxima a Santa Casa de Misericórdia – até a Avenida Siqueira Campos.
Hoje pela manhã, foi realizada uma visita técnica entre as partes envolvidas -Prefeitura de Maceió e CBTU – na área onde hoje funciona a Feira do Passarinho. Na ocasião, o prefeito Cícero Almeida anunciou também que, por conta das obras, os comerciantes que vendem seus produtos no trilho do trem estarão sendo transferidos provisoriamente para um espaço ao lado do Mercado do Artesanato.
Para proporcionar uma melhor infra-estrutura, o local será pavimentado. “Sinceramente, fiquei surpreso com a forma extremamente receptiva que fomos recebidos pelo pessoal da Feira do Passarinho. Isso me deixou feliz e confortável e com a consciência tranqüila de que tudo estar sendo feito para o bem de todos”, declarou o prefeito Cícero Almeida.
A ordem de serviço para a execução da implantação do VLT será dado na próxima segunda-feira. Nesta etapa – que vai das proximidades da Santa Casa, no Centro, até a Avenida Siqueira Campos equivalerá a 400 metros. Ao todo, porém, serão 32 quilômetros e 100 metros de obras.
O superintendente nacional da CBTU, Elionaldo Magalhães, que participou da visita técnica de ontem, ressaltou que os usuários do transporte ferroviário não serão prejudicados enquanto os serviços estiverem sendo executados, já que, em nenhum momento, o trem deixará de circular.
“A linha velha só para quando a linha nova estiver em funcionamento”, explicou Elionaldo Magalhãs, informando que, para isso, a “parte grossa” do serviço será feita a noite.