×

Alagoas

Obras de infraestrutura avançam em municípios destruídos

O secretário Fernando Nunes explicou que a celeridade na execução das ações emergenciais acelerou o início do processo de reconstrução

Em apresentações rápidas e objetivas, integrantes do governo de Alagoas demonstraram, na tarde desta quarta-feira (18), o avanço dos trabalhos de reconstrução da infraestrutura nos municípios alagoanos destruídos pelas enchentes. A prestação de contas foi apresentada à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcia Lopes, e demais representantes do governo federal que estiveram em Alagoas.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Fernando Nunes, as obras emergenciais foram iniciadas no dia seguinte às enchentes e foram concluídas em 30 dias. Entre estas obras, estão inclusos os levantamentos de casas e prédios públicos destruídos, danificados ou em áreas de risco, além dos terrenos para a reconstrução das casas. No total, 18.823 unidades habitacionais e 41 mil metros quadrados de áreas públicas serão reconstruídos pelo governo estadual.

“Foi a agilidade desses trabalhos emergenciais que permitiu o início imediato da segunda etapa: a execução das obras de reconstrução. Até o final deste mês de agosto, por exemplo, já teremos 3.500 casas sendo reconstruídas em seis municípios”, destacou Fernando Nunes.
Pontes e estradas

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Alagoas, Marcos Vital, também apresentou os trabalhos realizados para garantir o acesso aos municípios destruídos. Ele comentou sobre a dificuldade de executar as ações sob a chuva que ainda cai nos municípios, mas garantiu que os trabalhos não param.

“Temos muitas pontes e estradas danificadas e algumas completamente destruídas. As piores situações são em Santana do Mundaú e São José da Lage, onde solicitamos ao Exército brasileiro pontes metálicas para atender às necessidades locais. Além disso, já estamos em processo de contratações e esperamos iniciar as obras de reconstrução até o início de setembro”, comentou Marcos Vital.

Após a apresentação do diretor-presidente do DER, o coordenador do Programa de Reconstrução do governo de Alagoas, Luiz Otávio Gomes, informou que o Exército brasileiro garantiu, nesta quarta-feira, a entrega das pontes metálicas para os municípios de São José da Lage e Santana do Mundaú. “Segundo o Exército, as pontes devem chegar nos próximos dias”, disse o coordenador.

Durante o evento, também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Companhia de Saneamento de Alagoas, pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado.